terça-feira, 7 de Abril de 2015 13:19h

Começa fiscalização de grãos em 14 estados

De hoje (6) até o dia 17 deste mês, 32 técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)

De hoje (6) até o dia 17 deste mês, 32 técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) vão inspecionar os estoques governamentais de grãos nos estados do Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Bahia, Sergipe, Pará, Amapá, Amazonas, Rondônia, Rio de Janeiro, Acre, Paraíba e Distrito Federal. Eles vão verificar, em mais de 120 unidades armazenadoras credenciadas e da própria Companhia, quesitos como condições de armazenagem, conservação e quantidade de grãos.

Esta é a terceira etapa de fiscalização realizada este ano. As duas anteriores ocorreram nos estados do Centro-Sul, além de Bahia, Sergipe e Tocantins, com a inspeção de mais de 2 milhões de toneladas de produtos. De acordo com o superintendente de Fiscalização, Francisco Farage, a intenção é analisar as condições de 285,5 mil toneladas de grãos como milho, trigo, café, feijão e arroz. Os produtos foram adquiridos pela Companhia por meio dos programas Aquisição do Governo Federal (AGF) e Contrato de Opção.

Estão programadas, até o fim do ano, outras sete inspeções. Nos casos de ocorrência de desvio, a Companhia comunica ao Ministério Público e à Polícia Federal. Confirmada a irregularidade, o armazém é descredenciado e fica impossibilitado de operar com a Companhia por dois anos, tendo ainda que restituir o estoque inicial em dinheiro ou em produto.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.