quarta-feira, 7 de Janeiro de 2015 09:34h

Compra Institucional: Agricultores familiares vendem mais de 7 milhões (Kg) em produtos em 2014

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) adquiriu mais de 7 milhões de quilos de produtos da agricultura familiar, por meio de chamadas públicas pela Compra Institucional, em 2014

Foram aplicados cerca de R$ 25 milhões na aquisição de arroz, farinha de mandioca, farinha de trigo, feijão, flocos de milho, fubá, macarrão e leite em pó.

Foram feitas duas chamadas públicas para esta modalidade de compra.  “Essa é mais uma opção para o agricultor familiar comercializar sua produção. Ajuda a gerar emprego e renda para os trabalhadores no campo e também a garantir a segurança alimentar de muitos brasileiros”, ressalta o gerente de Parcerias Institucionais da Conab, Delton Mendes Vieira.

A Compra Direta da Agricultura Familiar - CDAF conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). É um instrumento do Programa da Aquisição de Alimentos - PAA que tem por finalidade garantir a compra de produtos agropecuários dos participantes agricultores enquadrados no Pronaf com base nos preços de referência, que não podem ser superiores nem inferiores aos praticados nos mercados regionais.

Os produtos adquiridos de agricultores familiares são utilizados para a composição de cestas de alimentos, destinadas a grupos populacionais em situação de vulnerabilidade social, como famílias acampadas, comunidades de terreiros, pescadores artesanais, quilombolas, atingidos por barragens e indígenas. As comunidades são indicadas pelo MDS.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.