quarta-feira, 24 de Junho de 2015 13:52h

Conab apresenta experiência brasileira em abastecimento na Expo Milão

As iniciativas brasileiras voltadas à segurança alimentar e ao abastecimento serão apresentadas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) no Pavilhão Brasil na Exposição Universal de Milão, a Expo Milão 2015

Com uma expectativa de produção de 204 milhões de toneladas de grãos para a safra 2014/2015, o Brasil tem papel fundamental  no combate à fome do mundo.

Segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), o que fez com que o Brasil reduzisse, desde 2002, em 82,1% o número de subalimentados – saindo do Mapa Mundial da Fome – foram as políticas públicas adotadas.

Neste cenário, os levantamentos de dados agrícolas produzidos pela Companhia estão entre as principais ferramentas para a formulação das políticas públicas para o setor agrícola. “É preciso fornecer informações seguras, que deem credibilidade à tomada de decisões, tanto pelo Estado como pelo setor privado”,  ressalta o presidente da Companhia, Rubens Rodrigues dos Santos.

Produtos da Sociobiodiversidade – Além das iniciativas voltadas à produção de grãos, a Conab levará à Expo Milão as ações de incentivo à produção e comercialização de produtos de agricultores familiares e de povos e comunidades tradicionais que respeitem a preservação ambiental.

Entre as ferramentas utilizadas estão o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), por meio do qual o governo federal compra a produção da agricultura familiar, por preços de referência baseados nos mercados regionais, até o limite de R$ 8 mil ao ano por família. Os alimentos são doados a instituições como escolas, asilos e hospitais.

A Companhia também utiliza a Política de Garantia de Preços Mínimos para os Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio), que tem como foco o pagamento de subvenções aos povos e comunidades tradicionais quando os produtos estão abaixo do preço mínimo. Atualmente, o governo federal oferece subvenção a 15 produtos do extrativismo.

“Este apoio possibilita que os produtores permaneçam no campo em condição de dignidade, além de incentivar a produção de produtos de diversas naturezas, como alimentares, fitoterápicos e cosméticos, a partir da preservação ambiental”, destaca Santos.

As iniciativas do governo federal operacionalizadas pela Conab serão apresentadas em um ciclo de debates promovido pela A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) até 25 de junho, no Pavilhão do Brasil.  Consulte a programação completa do Brasil na Expo Milão em: http://www.brasilexpo2015.com

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.