quarta-feira, 30 de Setembro de 2015 12:51h

Conab doará arroz para Faixa de Gaza e Cuba

Foram realizados nesta quarta-feira (30), pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)

Foram realizados nesta quarta-feira (30), pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), três leilões de troca de arroz para atendimento à Ajuda Humanitária Internacional, ação coordenada pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) e executada pela Companhia. Por meio destas operações, Cuba irá receber 1, 34 mil t do produto e a Faixa de Gaza, mil toneladas.
 Neste tipo de leilão, os adquirentes se comprometem a fornecer o produto já beneficiado e ensacado e ainda a colocá-lo dentro do navio indicado, que neste caso está localizado no Porto de Rio Grande (RS), com todas as despesas pagas de capatazia, desembaraço alfandegário, emissão de certificados internacionais de qualidade e inspeção exigidos e outras. Em contrapartida, a Conab oferece uma quantidade um pouco maior do arroz, in natura. A vantagem para a Conab é a agilidade na operação, uma vez que o arroz destinado à ajuda humanitária  já chega pronto para doação. O prazo para a entrega do produto no porto, no caso de Cuba e da Faixa de Gaza é, 3 e 13 de novembro, respectivamente.
A medida é autorizada pela Lei 12.429, de 20 de agosto de 2011, que permite o governo federal a doar estoques públicos de alimentos para assistência humanitária internacional.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.