quarta-feira, 29 de Abril de 2015 13:01h

Congresso Mundial do Vinho será sediado pelo Brasil em 2016

Evento é responsável por definir as diretrizes do setor

O Brasil sediará, em 2016, o Congresso Mundial do Vinho, que ocorrerá em Bento Gonçalves (RS), no período de 24 a 28 de outubro. A decisão deve ser anunciada oficialmente em julho, na Alemanha, durante o evento deste ano. O evento é conhecido por definir as diretrizes para o setor, como as recomendações para boas práticas de produção de uva e vinho até condições adequadas para a conservação da bebida.

O Congresso é realizado pela Organização Mundial da Vinha e do Vinho (OIV) e no ano passado aconteceu na Argentina, com a presença de mais de cem brasileiros, entre representantes do setor e de órgãos federais, como a Embrapa Uva e Vinho e o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin).

Para Helder Borges, chefe da delegação brasileira e da Coordenação-Geral de Vinhos e Bebidas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a realização do evento no país possibilitará maior participação do setor nacional e da área científica brasileira nas discussões internacionais. “É um encontro que induz o desenvolvimento de novos projetos científicos e serve para mostrar ao mundo vitivinícola a nossa realidade”.

Sommeliers
No ano passado, a OIV recebeu mais de 500 trabalhos científicos e aprovou dez resoluções durante o Congresso, como a definição das atribuições do sommelier e o código de boas práticas vinícolas para evitar ou limitar a contaminação da bebida por brettanomyces – um gênero de leveduras que interfere no sabor do vinho.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.