quinta-feira, 19 de Novembro de 2015 11:33h

Conheça hoje as melhores distribuidoras do Brasil na ótica do consumidor

O Prêmio IASC 2015 – Índice ANEEL de Satisfação do Consumidor – reflete a percepção do cliente residencial sobre a qualidade dos serviços prestados pelas distribuidoras de energia elétrica

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) realiza hoje (19/11), a partir das 17h, em Brasília (DF), a cerimônia do prêmio Índice ANEEL de Satisfação do Consumidor (IASC 2015). O IASC reflete a percepção do consumidor residencial sobre a qualidade dos serviços prestados pelas concessionárias e permissionárias de distribuição.

As concessionárias concorrem nas seguintes categorias: o IASC Brasil, que premiará a distribuidora com o melhor índice de satisfação do consumidor do país; o IASC regional e o prêmio Maior Crescimento 2015/2014. As concessionárias de distribuição atendem mais de 66 milhões de unidades consumidoras no Brasil.
No caso das premiações regionais, serão escolhidas as melhores empresas em sete categorias divididas por região e por número de consumidores atendidos. Na categoria "IASC Brasil", todas as concessionárias concorrem.
Já as permissionárias concorrerão em quatro categorias: melhor permissionária com até 10 mil unidades consumidoras; melhor permissionária com mais de 10 mil unidades consumidoras; maior crescimento 2015/2014; e prêmio IASC 2015 de melhor permissionária. Essa categoria representa as 38 cooperativas que juntas atendem cerca de 460 mil unidades consumidoras nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Sergipe e Paraná.
Na pesquisa realizada no período de 2 de junho a 17 de agosto de 2015, foram entrevistados 25.186 consumidores residenciais, de forma presencial domiciliar. Ao todo, foram 550 municípios atendidos pelas 101 distribuidoras, sendo 63 concessionárias e 38 permissionárias.
Divulgado anualmente pela ANEEL desde 2000, o IASC avalia o desempenho prestado por essas empresas em suas áreas de atuação com o objetivo de estimular a melhoria continua nos serviços. Em 2002, a Agência instituiu o Prêmio IASC para destacar as distribuidoras mais eficientes na percepção do consumidor. As concessionárias e permissionárias receberão da ANEEL um certificado e um selo de qualidade, que pode ser usado no material de divulgação de cada empresa.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.