segunda-feira, 3 de Agosto de 2015 11:19h

Consórcio Pesquisa Café dispõe de um dos maiores bancos de informações e conhecimentos sobre café do mundo

É o Sistema Brasileiro de Informação do Café - SBICafé, Biblioteca Digital do Café da Universidade Federal de Viçosa – UFV, que facilita via internet o acesso à produção científica cafeeira

A Universidade Federal de Viçosa – UFV é uma das instituições fundadoras do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café e criado em 1997 para promover o desenvolvimento de tecnologias que contribuam com todas as etapas da cadeia produtiva do café no âmbito do Programa Pesquisa Café. O Sistema Brasileiro de Informação do Café - SBICafé, desenvolvido pela UFV como ferramenta auxiliar do Programa de Pesquisa, é um repositório temático de conhecimento científico e tecnológico em café produzido por instituições consorciadas e é voltado especialmente para pesquisadores, cafeicultores e demais agentes do agronegócio café.

O Sistema é também conhecido como Biblioteca Digital do Café e reúne teses e dissertações de mestrado e doutorado, palestras, artigos e ainda trabalhos apresentados em importantes eventos da cafeicultura brasileira. Tem por objetivo unificar e facilitar o acesso à produção científica das instituições consorciadas, contribuindo para a transferência de tecnologias, produtos e serviços ao setor produtivo e agroindustrial do café. Em quinze anos de funcionamento, o portal do SBIcafé já recebeu mais de 900 mil visitas, contabilizando mais de um milhão de consultas.  Os usuários podem fazer buscas usando diversos critérios, como busca por palavra-chave, autor, data de publicação, tipo de documento, título da publicação, linha de pesquisa etc.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.