segunda-feira, 2 de Fevereiro de 2015 08:30h

Destino Paraíba se consolida no mercado europeu e presença de turistas cresce 121,44%

O Destino Paraíba está se consolidando no mercado europeu e dados da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) apontam um crescimento de 121,44% no número de hóspedes estrangeiros registrados nos hotéis de João Pessoa no ano passado em relação a 2013

Da lista dos 10 principais destinos emissores de turistas para a capital paraibana, nove são da Europa, com destaque para os italianos, com incidência de 21,16% - no topo do ranking -, portugueses (9,53%), franceses (7,44%) e espanhóis (2,56%). Os Estados Unidos estão em segundo, com 16,98%.

Esse crescimento, segundo a presidente da PBTur, Ruth Avelino, reforça a importância da presença da Paraíba nos eventos internacionais, sobretudo, na Europa. As Feiras de Lisboa e Madrid têm sido importantes para divulgar os roteiros paraibanos e os resultados da presença desses turistas refletem o sucesso das ações. O Destino Paraíba está participando desde quarta-feira (28) da Feira Internacional de Madrid, Espanha, como co-expositora no stand da Embratur - Empresa Brasileira de Turismo. “É uma das mais importantes feiras de turismo do mundo e que reúne as melhores e maiores fornecedoras do segmento”, enfatiza a executiva.

No ano passado, em sua 34ª edição, a Fitur contou com 9.083 empresas expositoras, 120.231 profissionais e 97.549 consumidores, e a expectativa dos organizadores é de que a Feira apresente um crescimento este ano acima de 15%.

Ruth Avelino disse que o trabalho que vem sendo feito em parceria com a Embratur tem colocado a Paraíba em destaque no mercado internacional. No stand do Brasil na Fitur, além do Destino Paraíba, estão expondo roteiros outros 33 co-expositores as cidades de São Paulo (SP), Foz do Iguaçu (PR), Natal, Rio de Janeiro (Riotur) e Angra dos Reis (RJ), assim como os Estados de Pernambuco, Bahia, Sergipe, Rio de Janeiro e Amazonas.

Festival JPA A executiva da PBTur ressalta ainda que, na edição deste ano, os organizadores do Festival do Turismo de João Pessoa estão presentes divulgando e fechando negócios para intensificar o processo de internacionalização do evento na capital paraibana. Cláudio Júnior, um dos diretores da empresa organizadora do Festival JPA, tem mantido contatos com fornecedores europeus e asiáticos e já fechou contrato, por exemplo, com uma grande rede de hotel e cassino do Panamá.

No espaço reservado para a PBTur no stand da Embratur, a paraibana Cintya Ferreira, que é turismóloga e que há vários anos vive na Espanha, foi contratada para atender ao público. Ela, juntamente com Cláudio Júnior, está distribuindo material institucional sobre a Paraíba e mantendo contatos com operadores e fornecedores para que insiram os roteiros nos catálogos a serem oferecidos aos seus clientes. “O turismo paraibano vive um momento excepcional e devemos manter a nossa presença para ampliar a presença de turistas estrangeiros entre nós”, pontua Ruth Avelino.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.