quarta-feira, 23 de Dezembro de 2015 10:27h

Doações internacionais foram destinadas a 8 países

Mais de 12 mil toneladas de alimentos foram doados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), ao longo de 2015, para atendimento à assistência humanitária internacional

Estes alimentos tiveram como destino Argélia, Cuba, Faixa de Gaza, Guatemala, Guiné, Libéria, Serra Leoa e República Centro-Africana.

A maior parte das doações foi de arroz beneficiado, cerca de 6,9 mil toneladas que equivalem a 56% do total. Também foram doadas mais de 5,2 mil toneladas de feijão. Entre os países, a Guatemala recebeu a maior quantidade de alimentos, volume em torno de 4 milhões de toneladas, seguido de Cuba, Argélia e Faixa de Gaza.

A assistência humanitária internacional tem o objetivo de prover alimentos a países em situação emergencial de insegurança alimentar e nutricional. A Conab atua diretamente na aquisição dos alimentos, armazenagem e participa na logística de disponibilização do produto até o porto de origem.

No Brasil, as ações de prestação de cooperação humanitária internacional do Governo brasileiro são tratadas pela Coordenação Geral de Ações Internacionais de Combate à Fome (CGFOME), do Ministério das Relações Exteriores (MRE). As doações internacionais são autorizadas pela Lei 12.429, de 20 de agosto de 2011.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.