quarta-feira, 15 de Julho de 2015 13:14h

Embrapa faz seleção de empresas do setor de flores

Se você é produtor rural ou empresário do setor de flores, decoração ou ornamentação não pode perder a oportunidade de produzir e comercializar cultivares de maracujazeiro ornamental da genética Embrapa

É que a Embrapa Produtos e Mercado abriu edital para seleção pública de produtores interessados na comercialização das cultivares BRS Estrela do Cerrado, BRS Rubiflora e BRS Roseflora.

Esses são os primeiros materiais brasileiros de maracujazeiro ornamental. São plantas rústicas que foram selecionadas no programa de melhoramento genético na Embrapa Cerrados por suas grandes quantidades de flores e suas florações contínuas. Além destas características, elas têm resistência às principais doenças do maracujazeiro, especialmente as causadas por patógenos de raízes.

As plantas de maracujazeiro ornamental são normalmente utilizadas em paisagismo de grandes áreas como parques, jardins, clubes, escolas, mas também podem ser envasadas e utilizadas na decoração de interiores. Este edital selecionará empresas interessadas no desenvolvimento de produtos comerciais para as duas finalidades.

Ana Paula Vaz, técnica da Embrapa Produtos e Mercado, enfatiza algumas das características próprias destes maracujazeiros, como a beleza, tropicalidade e inovação, aspectos que interessam muito ao mercado florícola, ávido por novos produtos.

As empresas interessadas neste edital devem ter em seu corpo social, empreendedores e profissionais com efetivo potencial para criar produtos inovadores, ligados à cadeia florícola. Uma das vantagens para as parceiras é a utilização da marca "Tecnologia Embrapa" nas ações de promoção e comercialização dos produtos.

Como funcionam os editais

As pesquisas científicas e tecnológicas da Embrapa resultam em conhecimento e também em tecnologias, processos, produtos e serviços especializados, que muitas vezes são repassados à sociedade por meio da parceria público-privada. Para que isso seja possível, a Embrapa Produtos e Mercado - unidade responsável pelas estratégias e ações de produção, comercialização e licenciamento de ativos pré-tecnológicos e tecnológicos desenvolvidos na empresa - divulga, para conhecimento de empresários do setor, os processos de oferta pública por meio de editais.

Para participar dos editais disponibilizados pela Embrapa, os interessados devem atender aos requisitos e entregar os documentos exigidos pela empresa, que constam no edital, dentro do prazo estabelecido. Após análise das propostas, a Embrapa e as empresas selecionadas podem se tornar parceiras por meio de contrato entre as partes.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.