quinta-feira, 26 de Março de 2015 13:27h

EMDS: praça de alimentação terá mais de 20 Food Trucks

Já estão confirmados 24 Food Trucks para a praça de alimentação do III Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS)

Além de ocupar o espaço gastronômico do Encontro, o tema da regulamentação da alimentação sobre rodas será debatido no Seminário Brasil Mais Simples, realizado durante o evento.

Daniel Vieira, proprietário do truck Chilli na Rua, presença confirmada na praça de alimentação do Encontro, destacou a importância em mostrar a cultura gastronômica para o público do III EMDS, que será composto por lideranças políticas nacionais e internacionais. "Queremos mostrar o que é o Food Truck. Muita gente ainda não conhece, pois é um movimento novo e não adianta acharmos que é algo passageiro", disse.

O Seminário Brasil Mais Simples tratará sobre o regramento para a atividade, na mesa A regulamentação de empresas sem estabelecimento nas cidades brasileiras. "A normatização da categoria é importante para o debate. Com certeza deve ser diferente dos ambulantes, uma vez que manipulamos os alimentos com mais segurança alimentar e nos preocupamos com o preparo para oferecer um produto com um diferencial", explicou Vieira.

Para este debate está confirmada a participação de um representante da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Bruno Miglio Cajado, presidente da Associação Brasiliense de Food Trucks (ABFT) e proprietário do truck Bistruck, também fará parte da mesa.

"Empreendedorismo e a nova ocupação do espaço público" é tema da segunda mesa, que terá como painelistas representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), do Governo do Distrito Federal (GDF) e da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

Segundo Vieira, que também é proprietário de um restaurante na Asa Sul, em Brasília (DF), tanto o público quanto o serviço oferecido pelos Food Trucks são diferentes dos restaurantes. "Eu vendo comida nos dois, mas no restaurante eu vendo serviço, atendimento, preocupação com a música, com a higiene do banheiro. Já o Food Truck tem outras características, não temos mesa, cadeira, estamos expostos ao tempo, mas temos uma resposta direta entre o cliente e o cheff", explicou.

Praça de Alimentação - Toda essa discussão poderá ser vivenciada na praça de alimentação do Encontro, que contará com uma ambientação urbana e trará o questionamento de como os Food Trucks podem ocupar os espaços de forma organizada, respeitando a segurança alimentar, mesmo estando fora de um restaurante imóvel.

Os Food Trucks estarão a postos, em frente ao Centro de Convenções Ulysses Guimarães, onde acontecerá o evento, para atender tanto os participantes do III EMDS, quanto a população do Distrito Federal, pois o serviço de alimentação se estenderá, inclusive, após o final de cada dia de programação.

Para o presidente da ABFT, esse tipo de gastronomia é formado por diferenciais. "Tem que ter um produto, primeiro, de altíssima qualidade, com uma proposta criativa na área de gastronomia e que seja produzido por quem tem experiência em cozinha", explicou Cajado.

Confira a lista dos Food Trucks que estarão na praça de alimentação do evento:

Bistruck
Gastronomia Brasileira

Burgertruck
Hamburgueres Gourmets

Arroz Carreteiro
Arroz Carreteiro e Baião de Dois

Operação Pizza
Pizzas Artezanais

Zagaia
Sorvetes Artezanais

Chilli na Rua
Comida Latina

Pastel da Tia Neuza
Pasteis Especiais

Ribs on the Truck
Parrillada Uruguaia

Kombinny
Cafés Especiais, Sanduiches, Salgados e Doces

Corina
Chopp Artesanal

Sucopira
Sucos Naturais e Drinks

Wine Move
Vinhos e Espumantes

Crepe Voyage
Crepes Artesanais

El Perro Negro
Cachorros Quentes Especiais

Raff Food Truck
Massas, Sanduiches e Sobremesas

Tony's
Comida típica Americana/Tecmax

Bistrô Itinerante
Risotos, Thoripan (Sanduiche)

Mexicoleta
Paletas Mexicanas

Hamburgueria do Chefe
Hamburgueres Artesanais de Picanha

Braz Bier
Cervejas Artesanais

Baguetes Truck
Sanduiches Artesanais na Baguete

Açaí da Capital
Açaí e Acompanhamentos

Komboleria
Bolos e Refeições Leves

III EMDS - Realizado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o EMDS já está consolidado como o maior evento de sustentabilidade urbana do país. O Encontro, que aborda assuntos de interesse comum entre os municípios brasileiros, nesta edição terá como eixo central o tema "Nova governança federativa e o papel das cidades no Brasil e no mundo". Crise Hídrica, Mobilidade Urbana, Saúde Pública, Educação e Desenvolvimento Econômico são outros tópicos a serem debatidos durante o III EMDS.

Sete eixos temáticos irão nortear a programação do III EMDS, composta por Salas Temáticas, Arenas de Diálogo e Fóruns Ted-alike. Confira:

Empreendedorismo e desenvolvimento local sustentável: políticas públicas de incentivo e de financiamento
A crise hídrica urbana: causas, situação atual e cenários futuros
Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ONU) e o Habitat III: a nova agenda urbana e o protagonismo dos governos locais
Mobilidade urbana: o esgotamento do atual modelo e a urgência de uma pactuação federativa
Governança e gestão das políticas públicas metropolitanas
Desafios da Saúde Pública: financiamento, qualidade e gestão
Cidades e democracia: reforma política, reforma federativa e participação social

Experiências exitosas municipais também serão divulgadas durante o evento, por meio do Caminho das Cidades e da Praça de Boas Práticas. O networking e a interação entre os participantes acontecem no espaço chamado Ponto de Encontro.

As inscrições são gratuitas e estão disponíveis no site www.emds.fnp.org.br. Cerca de cinco mil pessoas devem participar do Encontro, sendo aproximadamente 500 prefeitos e prefeitas.

Serviço

Data: 7 a 9 de abril de 2015
Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães - SDC Eixo Monumental - Lote 05, Brasília (DF)
Outras informações e inscrições: www.emds.fnp.org.br, nas redes sociais www.facebook.com/EMDS.FNP ou pelo telefone (61) 3044-9800

Assessoria de comunicação da FNP
E-mail: comunicacao@fnp.org.br
Telefone: (61) 3044-9826

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.