terça-feira, 13 de Janeiro de 2015 08:55h Atualizado em 13 de Janeiro de 2015 às 09:01h.

Exagerou na comida nas festas de Fim de Ano? Conheça cinco exercícios que ajudam a perder os quilos indesejados rapidamente

Exagerou na comida nas festas de Fim de Ano? Conheça cinco exercícios que ajudam a perder os quilos indesejados rapidamente

Para quem exagerou e acabou ganhando peso, separamos cinco exercícios fáceis de serem praticados e que ajudam a recuperar a forma rapidamente.
O ano acabou, mas os quilos a mais que vieram com as festas de final de ano ficaram. Para recuperar a silhueta e aproveitar o Verão sem medo de abusar de saias, shorts e biquínis, a gerente operacional de uma rede de academia para mulheres, Cíntia Salton preparou um guia com cinco exercícios que podem ser feitos em casa ou na academia, e que proporcionam resultados rápidos.
1 – Treino com corda
É um exercício bastante eficiente, em apenas um minuto é possível gastar até 15 calorias. A atividade que trabalha vários músculos do corpo, como pernas e glúteos queima mais calorias por minuto do que atividades, como lutas e natação. O exercício também melhora o condicionamento físico, mas Cíntia adverte, “É um exercício que requer muito esforço e suor, por isso, para quem sofre de algumas doenças, como hipertensão é indicado consultar um médico antes de praticá-lo”, adverte a especialista.
2 - Step
O exercício é um ótimo auxiliador para o rápido emagrecimento. Em uma aula de 30 a 45 minutos é possível perder de 300 a 600 calorias. De acordo com a gerente da Contours, a quantidade de calorias perdidas dependerá muito do condicionamento físico do atleta. Essa atividade também é bastante benéfica para a saúde, já que e o step colabora para o desenvolvimento da coordenação motora e auxilia até mesmo no combate ao estresse.  “A prática regular de step aumenta a eficiência do coração e dos pulmões, reduz a probabilidade de doenças cardiovasculares, treina a coordenação motora, diminui o percentual de gordura e proporciona bem estar físico e psicológico combatendo o estress”.
3 - Jump
Uma aula de jump pode eliminar até 900 calorias, além de contribuir para a melhora do equilíbrio e coordenação motora e ajudar a tonificar diferentes grupos musculares, como músculos quadríceps, glúteos, abdutores e panturrilhas. Cíntia conta que o exercício colabora bastante no combate da celulite,  “Os saltos realizados durante a aula aceleram a função de abre e fecha das válvulas dos capilares linfáticos, e isso ajuda na aceleração do sistema linfático que é responsável pela drenagem de fluídos e filtragem de derivados, combatendo a celulite”.
4 – Circuito de exercícios
Outra opção é aderir ao circuito de exercícios, que normalmente tem o tempo de 30 minutos e trabalha diversas partes do corpo. Fazer o circuito de três a quatro vezes por semana é tempo suficiente para atingir resultados, especialmente porque os exercícios são individualizados. No circuito é possível focar em objetivos, como ganhar força muscular, equilíbrio e emagrecer. Isso porque o treinamento funcional se vale de exercícios que recrutam grupos musculares específicos, muitas vezes atingindo uma musculatura mais profunda, além dos músculos superficiais. “Consequentemente, a aluna ganha também bem-estar, qualidade de vida, disposição, destreza na realização de tarefas.”
5 – Dança
Fazer aula de dança pode ser uma maneira divertida de emagrecer. São vários os ritmos existentes, mas o que mais chama atenção nas academias é a Zumba. A dança de passos sincronizados ajuda a eliminar mil calorias por aula, tonifica o corpo, auxilia no condicionamento cardiorrespiratório e também no sistema ósseo.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.