quarta-feira, 1 de Abril de 2015 13:57h Tatiana Alarcon

Experiência brasileira é destaque em Fórum Sustentável da Colômbia

Entre as ações do Ministério do Turismo estão programas que promovem o acesso de pessoas com deficiência à atividade turística e que ajudam a prevenir a violação de crianças e adolescentes em destinos brasileiros

A experiência do Brasil em atividades turísticas sustentáveis e competitivas estão em evidência no primeiro Fórum Internacional de Turismo Sustentável, que acontece nesta quinta (26) e sexta-feira (27), em Santander, na Colômbia. O objetivo do evento é chamar a atenção de agências governamentais, associações comerciais, empresários, pesquisadores e comunidade acadêmica da América do Sul para o tema e aplicar as informações no estado de Santander, um dos maiores centros políticos e administrativos do país.

A assessora especial do Ministério do Turismo, Helena Costa, vai apresentar uma palestra sobre as principais ações do ministério voltadas para o desenvolvimento do turismo sustentável no Brasil. Entre os programas abordados estão o Turismo Acessível, que promove a inclusão social e o acesso de pessoas com deficiência à atividade turística com segurança; o Turismo Sustentável e Infância, que ajuda a prevenir a violação de crianças e adolescentes nos locais onde o serviço turístico é ofertado; além do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, que conta com apoio do ministério para reconhecer iniciativas que estimulem ações de sustentabilidade.

“É um evento muito importante porque nos permite trocar experiências em uma perspectiva latino-americana e intersetorial, combinando gestores públicos, privados e academia. Teremos a oportunidade de compartilhar os avanços brasileiros no campo da sustentabilidade do turismo e também de absorver boas práticas da Colômbia e da Costa Rica, países referenciais no tema”, afirma.

Também serão debatidas formas de proporcionar experiências marcantes aos turistas, sem descuidar dos recursos naturais e do patrimônio cultural e histórico dos destinos visitados. Além disso, estarão na pauta estratégias para mobilizar o viajante para a importância de se preservar os valores e os costumes dos lugares e que contribuem para movimentar a economia local, melhorando a qualidade de vida das comunidades envolvidas.

Ainda participam do evento os brasileiros: Elimar Pinheiro do Nascimento, sociólogo com pós-doutorado em ciências sociais pela Escola de Ciências Sociais na França, e Daniela Rocco, doutora em desenvolvimento sustentável pela Universidade de Brasília e especialista em turismo e inovação; e os costa-riquenhos Ronald Sanabria, vice-presidente de Turismo Sustentável do Rainforest Alliance, Federico Solano Solano, gerente de Mercados de Horizontes Nature Tours, e Laura Arguedas Ruiz, consultora em gestão sustentável.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.