quinta-feira, 15 de Setembro de 2016 13:46h Atualizado em 15 de Setembro de 2016 às 13:48h. Ministério do Turismo

Exposição revela os principais momentos da Tocha Olímpica no Brasil

A mostra interativa “Um Tour pelo Brasil” apresenta os diversos cenários do país e conta com estrutura especial para atender os visitantes com deficiência

A exposição “Um Tour pelo Brasil” tem encantado o público que visita a Casa Brasil, espaço do Governo Federal no Boulevard Olímpico. Dentro do espaço de 60 metros quadrados, o visitante pode selecionar, através de uma mesa interativa, o estado que deseja conhecer para assistir ao vídeo da passagem da Tocha Olímpica pela região. A exposição se destaca por ser totalmente acessível: conta com rampa de acesso a cadeirantes e piso tátil para facilitar a locomoção. Para os visitantes com deficiência visual, o espaço conta com um aparelho de som com a áudio-descrição da mostra.

Quase 500 mil pessoas já visitaram a exposição que é apresentada pelos Correios e conta com o apoio do Ministério do Turismo. De acordo com Martha Letícia, sócia da Agência Terruá - curadora da exposição, “As imagens presentes na exposição foram selecionadas dentre de um banco de mais 7,5 mil fotos e mais de 440 horas de cobertura jornalística do revezamento da chama olímpica pelo país”. A captação foi feita por uma equipe de fotógrafos, jornalistas e cinegrafistas dos ministérios do Turismo e do Esporte.

O ministro interino do Turismo, Alberto Alves, ressaltou a diversidade dos cenários apresentados e a importância do revezamento da tocha para o país. “Essa exposição demonstra um pouco da alegria que o Brasil passou ao mundo durante a passagem da tocha. Tivemos a oportunidade de revelar para todos os espectadores desse grande evento o Brasil da praia, da cachoeira, do campo, da inovação, da tecnologia e da aventura. O Brasil que está aberto para brasileiros e estrangeiros e que queremos que se torne cada vez mais um dos destinos turísticos mais atraentes do mundo e acessível a todos os públicos”, afirmou.

Para a carioca Roberta Gomes de Oliveira, a experiência valeu a pena. "O clima aqui está incrível e achei a exposição muito legal porque mostra todos os lugares pelos quais a tocha passou e muita gente não tem ideia das riquezas e da beleza dos estados do nosso país. Achei uma ótima experiência, imagina para um estrangeiro que não conhece bem a nossa pátria?", pergunta.

Ainda dá tempo de visitar a mostra e conhecer melhor a diversidade da riqueza cultural e os belos cenários naturais do Brasil. O espaço ficará aberto ao público até o dia 18 de setembro, dentro da Casa Brasil, das 10h às 20h.

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.