terça-feira, 3 de Março de 2015 14:06h Atualizado em 3 de Março de 2015 às 14:12h.

FORD APRESENTA SHOW DE PERFORMANCE EM GENEBRA, COM FOCUS RS, FORD GT, FIESTA R2 E FÓRMULA MSA

A Ford apresentou hoje no Salão de Genebra a linha mais avançada de carros de alto desempenho da sua história

A Ford apresentou hoje no Salão de Genebra a linha mais avançada de carros de alto desempenho da sua história, com a estreia mundial do Focus RS e a primeira exibição do Ford GT na Europa, com a participação do ex-campeão de Fórmula 1 Johnny Herbert. Além do Focus ST, do Fiesta ST e do Mustang, as novidades incluem dois modelos de competição, o Fiesta R2 de rali e o monoposto Fórmula MSA, para pilotos em início de carreira.

"A linha de modelos de alto desempenho da Ford mostrada em Genebra vai desde um hatch compacto até um supercarro. Com os 12 modelos que virão até 2020, esta promete ser uma era inesquecível para os fãs do automobilismo", disse Jim Farley, presidente da Ford Europa, Oriente Médio e África. "Na Ford, a paixão pela performance corre nas nossas veias e é nossa missão torná-la acessível ao maior número possível de pessoas."

Ford GT e Focus RS
O novo Ford GT traz carroceria de fibra de carbono, motor V6 EcoBoost com duplo turbo de 600 cv e outras inovações que vão beneficiar toda a linha de futuros modelos da Ford. O Focus RS de terceira geração estreia o inovador sistema de tração nas quatro rodas com vetorização dinâmica de torque, que direciona até 70% da força do motor para o eixo traseiro, aumentando o controle, a tração e velocidade em curvas.

Ele é o primeiro RS a oferecer ??a seleção de modos de direção ??- incluindo o modo "Drift", pioneiro na indústria - e controle de arrancada, que entrega a aceleração mais rápida possível em qualquer condição de pista. Basta acionar o "Launch Control" no painel, engatar a primeira marcha, acelerar fundo e soltar a embreagem. O veículo faz a distribuição de torque máximo nas rodas, controlando a tração, o turbo e o ajuste dos amortecedores. Para domar os mais de 320 cv do motor EcoBoost de 2.3 litros, conta com freios Brembo poderosos de quatro pistões e discos ventilados dianteiros de 350 milímetros.

Ambos os modelos foram desenvolvidos pelo recém-criado time da Ford Performance, que unificou globalmente os times Ford SVT, Team RS e Ford Racing. A proposta da Ford Performance é ser um laboratório para a criação de veículos de alto desempenho exclusivos, peças, acessórios e experiências para os clientes, além de inovações para aprimorar toda a linha de produtos da Ford. Seu compromisso é entregar 12 novos veículos de alto desempenho globalmente até 2020.

Fiesta R2 e Fórmula MSA
Outros destaques do salão são dois carros de competição da Ford com motor EcoBoost que estreiam este ano. O Fiesta R2 será o primeiro carro 1.0 homologado pela FIA dentro das novas regras que permitem a entrada de carros dessa cilindrada na categoria de rali R2. Desenvolvido pela M-Sport com apoio da Ford, é projetado para ser uma plataforma de lançamento de jovens pilotos nos ralis globais.

O novo Fórmula MSA inaugura um novo capítulo nos monopostos de corrida da Ford para aspirantes, equipado com motor EcoBoost 1.6 de 160 cv e chassi de fibra de carbono. Homologada no campeonato de Fórmula 4 da FIA, a Fórmula MSA é uma evolução natural da Fórmula Ford, de grande sucesso na Grã-Bretanha, preparando jovens pilotos para carreiras internacionais.

Novos Focus ST e Fiesta ST
Vendido na Europa nas versões cinco portas e perua, o novo Focus ST oferece pela primeira vez um motor diesel, de 2.0 litros e 185 cv, ao lado do 2.0 EcoBoost a gasolina de 250 cv. O modelo traz um estilo mais agressivo e novas tecnologias de assistência ao motorista, conforto e conectividade, incluindo sistema SYNC. Faróis adaptativos e alerta de tráfego cruzado também são oferecidos pela primeira vez. A suspensão ganhou novas molas e amortecedores e a direção elétrica foi revisada para refinar ainda mais a dirigibilidade no uso diário.

O Fiesta ST, versão mais potente do compacto campeão de vendas da Europa, tem motor 1.6 EcoBoost de 182 cv, suspensão e freios revisados para oferecer uma dinâmica de direção otimizada. E traz também recursos como controle vetorial de torque e controle eletrônico de estabilidade com três modos de ajuste. Lançado no início de 2013, o Fiesta ST tornou-se rapidamente o principal hatch compacto de desempenho da Europa e do mundo, com mais de 20 prêmios no seu primeiro ano na venda.

Novo Mustang
O novo Ford Mustang é disponível na Europa com motor V8 5.0 de 418 cv e 2.3 EcoBoost de 314 cv, transmissão manual ou automática de seis velocidades e vem de série com o kit Performance Pack de tunagem da suspensão dianteira e traseira. Rodas de 19 polegadas, freios de alto desempenho e sistema de conectividade SYNC com tela de 8 polegadas são outros itens do modelo, que tem dez opções de cores, como a exclusiva laranja Competition e a amarelo Triple, de três camadas. As lanternas traseiras de três barras em LED e os retrovisores externos foram projetados especialmente para a Europa.

"A linha de alto desempenho da Ford está entre as mais completas da Europa, com uma gama crescente de modelos para todos os bolsos e estilos de vida. Agora ela é complementada também pelo Mustang, que já teve uma resposta incrível dos clientes europeus", disse Farley.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.