terça-feira, 10 de Fevereiro de 2015 13:16h

FORD CAMINHÕES DESENVOLVE MAIOR PROJETO DE SAÚDE BUCAL PARA CAMINHONEIROS NO BRASIL

A Ford Caminhões comemorou o atendimento de 50.000 caminhoneiros através do projeto social Odontomóvel, o maior de saúde bucal nas estradas brasileiras

Montado sobre um Cargo 816, utilizando a versatilidade desse caminhão que é um dos mais vendidos no segmento de leves, o Odontomóvel é um consultório odontológico de último nível com atendimento gratuito, comandado pelo cirurgião-dentista Cássio de Melo.

Há mais de quinze anos, o projeto Odontomóvel  percorre todo o País. O marco de 50.000 atendimentos foi simbolicamente representado pelo caminhoneiro Francisco Roberto Nunes, que recebeu assistência odontológica ao passar por Passo Fundo, RS. Ele mora em Itapecerica da Serra, SP, e transporta leite em um caminhão "truck sider".

"Entrar nesse consultório sobre rodas, neste caminhão fantástico, é como sonhar acordado. Fico feliz de ver iniciativas sociais com essa da Ford Caminhões. Acho que muitas empresas deveriam seguir esse exemplo", elogiou Francisco, casado e pai de três filhos.

Consultório móvel
O projeto de atendimento odontológico nas estradas brasileiras nasceu da disposição da Ford Caminhões em acompanhar a rotina de trabalho e as dificuldades dos caminhoneiros no dia a dia, sem tempo, oportunidade e condições econômicas de consultar um dentista. O Cargo 816 é equipado para fazer desde procedimentos simples, como limpezas e obturações, até restaurações, raspagens e cirurgias.

Ele é equipado com recursos modernos, como autoclave para esterilização de instrumentos, câmera intra-oral, bomba a vácuo e refletor com LEDs. Na área externa, conta também com pias, escovas, creme dental, fio dental, enxaguante e tela com vídeos educativos para orientação sobre higiene bucal.

O Odontomóvel é também um exemplo da versatilidade do Ford Cargo 816, um dos caminhões leves mais vendidos do mercado. Com peso bruto total de 8.250 kg e motor Cummins de 162 cv, esse caminhão pode ser usado em múltiplas aplicações, especialmente nas áreas urbanas e suburbanas. Combinando potência, economia e conforto na cabine, que permite também longas viagens como as realizadas pelo Odontomóvel, ele traz banco com suspensão a ar com variadas regulagens e vidros elétricos de série.

496.000 km de estradas
Desde o seu lançamento, o Ford Odontomóvel já rodou mais de 496.000 km por 22 estados brasileiros e recebeu diversos prêmios. "Se o caminhoneiro não pode parar de rodar para ir ao dentista, nós levamos o consultório até o seu local de trabalho, que é a estrada. Essa é a filosofia do Odontomóvel", diz Antonio Baltar, gerente de Marketing e Vendas da Ford Caminhões. "É um projeto voltado à qualidade de vida desses profissionais e que diz respeito tanto à saúde como à segurança nas estradas."

Além de caminhoneiros, o Odontomóvel atende pessoas da comunidade e promove ações educativas de higiene bucal para milhares de crianças em escolas.  "É sem dúvida uma ação de grande alcance social da Ford Caminhões, que acabou inspirando outros projetos semelhantes. Mas a carência existente no Brasil nessa área ainda está longe de ser atendida", diz o cirurgião-dentista Cássio de Melo, idealizador e condutor do projeto.

O veículo estaciona por dois a três dias em locais como postos de combustível, feiras e distribuidores Ford, e também visita escolas e eventos em parceria com concessionárias de rodovias e prefeituras. Os locais de parada do Odontomóvel podem ser acompanhados pelo site www.fordeconoshow.com.br.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.