quinta-feira, 27 de Agosto de 2015 13:41h Atualizado em 27 de Agosto de 2015 às 13:50h.

FORD JÁ PRODUZ O NOVO SHELBY V8 COM O MOTOR ASPIRADO MAIS POTENTE DA HISTÓRIA DA MARCA

A Ford iniciou a produção do Shelby GT350R, nova geração do modelo que deu início à fama do Mustang nas pistas de todo o mundo

Equipado com um bloco V8 5.2 de 543 cv, o motor naturalmente aspirado de série mais potente já produzido pela marca, o esportivo tem como missão dar continuidade a uma mítica que está comemorando 50 anos.

"Este é um dia especial para todos os entusiastas do Mustang", disse Bill Ford, presidente do Conselho da Ford, que participou do evento realizado na fábrica de Flat Rock, nos EUA. "Levamos a fórmula do GT350 ao patamar mais alto de inovação, estilo e desempenho. Hoje, essa lenda continua."

O carro será produzido em edição limitada: apenas 100 unidades do Ford GT350R e do Shelby GT350 serão vendidas como ano-modelo 2015. A letra R dessa versão significa que o carro já vem preparado para as pistas, com desempenho capaz de satisfazer os pilotos de final de semana, uma prática difundida nos Estados Unidos.

Além do pacote aerodinâmico especial, que inclui difusores, as primeiras rodas de fibra de carbono em um veículo de série e aerofólio do mesmo material, o Shelby GT350R traz suspensão adaptativa, molas, barra de torção, buchas e juntas com calibração específica para as pistas. No interior, tudo o que não é essencial para o desempenho do carro foi eliminado, incluindo ar-condicionado, som, bancos traseiros ou estepe. Para atender quem não abre mão desses itens é que existe a versão Shelby GT350.

O novo V8 5.2 é não só o motor naturalmente aspirado mais potente da Ford em todos os tempos, mas também o mais eficiente em termos de potência específica. Sem turbo ou sobrealimentação, ele gera 103 cv por litro. É também o motor de giro mais alto da história Ford ­- com zona vermelha em 8.250 rpm. Diferentemente dos V8 tradicionais, também tem um virabrequim de perfil plano, tipicamente encontrado em superesportivos e carros de corrida.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.