quinta-feira, 3 de Setembro de 2015 12:55h

FORD LANÇA O PROGRAMA GLOBAL DE PROJETOS SOCIAIS "DESAFIO MUNDO MELHOR BILL FORD"

A Ford anunciou hoje duas iniciativas para fortalecer a sua liderança em ações comunitárias e, ao mesmo tempo, dar aos empregados mais jovens a oportunidade de participar de projetos sociais e voluntários

A Ford e Bill Ford, presidente do Conselho da empresa, lançaram o "Desafio Mundo Melhor Bill Ford", programa global de patrocínio que vai doar até US$500 mil a projetos comunitários indicados por seus empregados.

O programa, financiado pela Ford e por Bill Ford, vai se somar ao trabalho feito pelo Corpo de Voluntários da Ford - rede internacional de 30.000 voluntários da empresa que está comemorando seu 10º aniversário este ano.

A Ford também deu início ao programa "Trinta com menos de 30", em que 30 empregados com menos de 30 anos serão selecionados para um treinamento de um ano sobre liderança com foco em filantropia e trabalho social. O programa também colocará os empregados em contato com organizações sem fins lucrativos para estimular o aprendizado.

"O serviço comunitário é uma das marcas da nossa empresa e da família Ford", disse Bill Ford. "Ao comemorar as incríveis conquistas do Corpo de Voluntários da Ford, estamos olhando para o futuro com programas inovadores para aproveitar ainda mais a força de nossos voluntários e formar a nova geração de líderes comunitários."

            O Corpo de Voluntários da Ford foi lançado por Bill Ford em 2005, em resposta ao tsunami que devastou o Oceano Índico. Ajudar na reconstrução pós-tsunami foi um dos primeiros trabalhos do grupo. Na ocasião, empregados da Ford Tailândia viajaram 14 horas de ônibus e passaram uma semana na região misturando concreto, produzindo telhas, cavando fundações, construindo muros e ajudando os moradores a reiniciar suas vidas.

O alcance desse sentimento comunitário cresceu com a formação de uma rede global de 30.000 voluntários, que a cada ano realiza 1.600 projetos em seis continentes. Seja ajudando crianças a ler, combatendo a fome ou fornecendo água potável, milhares de voluntários da Ford já trabalharam em 9.000 projetos em mais de 40 países, doando mais de 1 milhão de horas de serviço comunitário.

O "Desafio Mundo Melhor Bill Ford" vai ampliar esse trabalho e dar aos voluntários da empresa a oportunidade de trabalhar com grupos locais, nas comunidades onde a Ford está presente, em projetos sociais patrocinados pelo novo programa. Os projetos terão três categorias, com foco em soluções sustentáveis de: mobilidade; necessidades básicas como comida e abrigo; e acesso a água para consumo, saneamento e higiene. O financiamento deverá ser iniciado em meados de 2016.

Ações no Brasil
Ao mesmo tempo, a tradicional Semana Global do Voluntariado da Ford está sendo ampliada de uma semana, em setembro, para o mês inteiro. O Mês Global do Voluntariado da Ford vai gerar mais oportunidades para os empregados atuarem como voluntários e ampliar o foco global da empresa em serviço comunitário. Nessa ação, cerca de 20.000 voluntários devem trabalhar em 360 projetos em todo o mundo - desde a limpeza de praias em Angola à renovação de uma creche para crianças com deficiência no Reino Unido.

No Brasil, as ações foram selecionadas por indicação dos comitês locais de cidadania dos trabalhadores da Ford, que mantêm um calendário anual focado em programas de responsabilidade social.

            Na fábrica da Ford em São Bernardo do Campo, SP, por exemplo, os voluntários vão ajudar na reforma e pintura da Associação Assistencial Lar Maria Amélia, além de arrecadar brinquedos para as crianças de até 4 anos atendidas pela entidade. Em Taubaté, SP, eles vão arrecadar materiais de construção e realizar obras de manutenção e pintura no Banco de Leite Humano, que trabalha com tratamento e distribuição de leite humano para UTIs neonatais. A equipe de logística da Ford também realizará uma consultoria para reduzir os custos de análise, pasteurização e envio do leite aos hospitais da região.

Os empregados do Campo de Provas da Ford em Tatuí, SP, farão a revitalização da sede do projeto Arte Pela Vida, que atende crianças carentes e ensina música, dança e realiza diversas atividades socioeducativas. A ação inclui pintura, troca de luminárias e construção de um pequeno jardim.

            Na fábrica de Camaçari, na Bahia, os voluntários da Ford vão ajudar na construção de duas salas de aula na Escola e Creche Comunitária Emanuel. Eles também vão dar orientações de higiene bucal para as crianças, ensinar a separação de materiais recicláveis, doar brinquedos e promover atividades lúdicas.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.