quarta-feira, 6 de Maio de 2015 13:39h

FORD MOSTRA AS TENDÊNCIAS DA TECNOLOGIA E CARROS AUTÔNOMOS EM FÓRUM NO SUL DO PAÍS

A Ford participou do Fórum de Inovação em Caxias do Sul, RS, voltado para a divulgação dos avanços da tecnologia no setor industrial

Promovido pela Câmara de Indústria e Comércio daquela cidade, como o apoio da SAE (Sociedade de Engenharia Automotiva), o evento teve a participação do diretor de Engenharia da Ford, Marcio Alfonso, que falou sobre a tecnologia dos carros autônomos, as mudanças no comportamento dos consumidores e as tendências que vão definir o futuro da mobilidade.

O executivo apresentou a visão da Ford para os próximos anos e como a evolução do automóvel afetará a mobilidade, no evento que reuniu empresários, jornalistas e autoridades em um dos principais polos industriais do País. Segundo ele, as tendências de crescimento populacional, da urbanização e da classe média global fazem parte do contexto que aumenta o desafio dos congestionamentos de trânsito nas cidades.

"No futuro o carro estará conectado à infraestrutura da cidade e também aos outros carros. Ele terá capacidade de interagir com mapas inteligentes e de ajudar o motorista a tomar as decisões, dentro de uma visão tridimensional", disse Marcio Alfonso. "A tecnologia de hoje se somará a sistemas vitais que vão visualizar o entorno do veículo para indicar o melhor trajeto e evitar congestionamentos."

Segundo ele, as tecnologias de assistência e conectividade que ajudam o motorista a realizar suas tarefas são um caminho para tornar a locomoção menos estressante, no rumo do desenvolvimento do carro autônomo. Como exemplos, citou os sensores inteligentes presentes em carros atuais da Ford. O sistema de alerta de tráfego cruzado, que avisa sobre a aproximação de outros carros fora do campo de visão do motorista, é um deles. A frenagem ativa na cidade é outro sensor que monitora a distância do carro da frente e, numa emergência, ajuda a parar com segurança. Há ainda o sistema de manutenção na faixa e o estacionamento automático.

"O carro está se tornando inteligente e conectado, com recursos que ajudam a tornar a direção menos cansativa", completa. "O sistema SYNC, tecnologia desenvolvida pela Ford em parceria com a Microsoft, já conta com aplicativos que ajudam, por exemplo, a encontrar lugar para estacionar e outros estão sendo desenvolvidos. A Ford abriu o sistema para que desenvolvedores possam criar aplicações feitas para funcionar com o SYNC, e com isso oferece muitas oportunidades."

Na área da sustentabilidade, além do desenvolvimento de carros híbridos e elétricos, a Ford investe em motores menores e mais eficientes no desempenho, consumo e emissões.  "O novo motor de três cilindros do Ka, leve e extremamente eficiente, é um exemplo dessa tendência", completou Alfonso. "A otimização das transmissões, com múltiplas velocidades, é outro caminho para o aumento da eficiência, junto com soluções na aerodinâmica."

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.