sexta-feira, 21 de Agosto de 2015 12:57h Atualizado em 21 de Agosto de 2015 às 12:57h.

FORD: MUSTANG É O PRIMEIRO A RECEBER AIRBAG DE JOELHO COM TECNOLOGIA PATENTEADA

A Ford registrou 23 novas patentes para criar um novo airbag de joelhos para o passageiro dianteiro

Introduzido no Mustang e, em breve, em outros modelos da marca, esse novo airbag usa um plástico moldado com design inovador, ao invés de tecido, que fica prensado na tampa do porta-luvas. A instalação do novo airbag no porta-luvas também é uma inovação. Está integrado na porta do porta-luvas, e não no painel de instrumentos, o que reduz o peso do equipamento e aumenta o espaço para o passageiro da frente.
 
Com apenas 46 centímetros de comprimento e 28 centímetros de largura, o novo airbag de joelho do Mustang pesa 65% menos que um airbag convencional, o que ajuda a economizar combustível, com o mesmo nível de proteção. Em caso de colisão, um pequeno gerador de gás dentro da tampa do porta-luvas infla a bolsa em apenas 20 milissegundos, empurrando a parte externa da tampa para proteger as pernas.

Novas possibilidades
Desde que foram introduzidos nos automóveis, há mais de 35 anos, os airbags ajudaram a salvar dezenas de milhares de vidas. Eles também são uma questão fundamental para os designers, responsáveis pela sua incorporação nos carros.

"Buscamos sempre uma nova forma de pensar sobre os airbags. Nos debruçamos na prancheta durante um ano e testamos centenas de protótipos até chegar à forma final", diz Sean West, gerente de sistemas de proteção da Ford. "O esforço valeu a pena. Com esse projeto, conseguimos combinar as funções de duas partes distintas numa só para economizar espaço, peso e componentes. E também avançamos o painel de instrumentos para frente, dando mais espaço para o passageiro dianteiro."

Segundo ele, o airbag embutido no porta-luvas pode ser apenas o começo de grandes inovações. "Ele abre todo um mundo novo de possibilidades para os airbags de plástico moldados por injeção", completa.

No total, o novo Ford Mustang é equipado de série com oito airbags e foi classificado com o padrão máximo de segurança pelas autoridades norte-americanas. Disponível nas versões fastback e conversível, pela primeira vez em seus mais de 50 anos de produção o esportivo será vendido na Europa e outros mercados globais.

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