quarta-feira, 26 de Agosto de 2015 11:43h

FORD TRAZ NO MONDEO, S-MAX E GALAXY UM NOVO SISTEMA DE FILTRAGEM DE AR BASEADO EM TRAJES ESPACIAIS

A Ford lançou a sua linha Mondeo, S-MAX e Galaxy com um novo sistema de filtragem de entrada de ar na cabine do veículo que propicia, drasticamente, o bloqueio de partículas ultrafinas, ou seja, mil vezes menores que um fio de cabelo

Ele utiliza uma tecnologia com carvão ativado, semelhante à das máscaras de proteção avançadas e respiradores existentes nos trajes espaciais. A introdução em alguns modelos na Europa faz parte da difusão desse novo equipamento que deverá chegar a outros veículos da marca.

O Centro Europeu de Pesquisa & Inovação da Ford em Aachen, Alemanha, que este ano comemora seu 20º aniversário, desenvolveu vários estudos até chegar a essa nova tecnologia. Ela permite tornar o ar respirado dentro do carro mais limpo que o do ambiente externo. É 50% mais eficaz que os sistemas convencionais porque além de bloquear quase todo o dióxido de nitrogênio - um desencadeador da asma - é capaz de reter até 99% do pólen, gases poluentes e odores.

 Mesmo com o carro rodando na cidade, em engarrafamentos ou túneis, os testes mostraram que com o novo filtro as concentrações de dióxido de nitrogênio e partículas na cabine foram iguais ou menores às encontradas em áreas rurais. Essa filtragem avançada de ar é mais uma inovação que contribui para tornar as viagens mais confortáveis e também mais seguras. O sistema inclui um sensor de qualidade do ar que fecha automaticamente a entrada externa ao detectar a presença de monóxido de carbono e dióxido de nitrogênio no ambiente fora do carro, acionando a função de filtragem e recirculação de ar avançada.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.