sexta-feira, 13 de Março de 2015 11:57h

Fundação Volkswagen abre inscrições para o “Volkswagen na Comunidade” e aumenta número de projetos sociais premiados

Em sua 8ª edição, concurso oferecerá mais um prêmio: agora, 11 projetos sociais serão contemplados
Concurso promove engajamento social, pois os projetos serão inscritos por colaboradores que atuam voluntariamente nas entidades
Prêmio em dinheiro deve ser investido em ações de transformação social
Vencedores e finalistas também recebem curso de gestão para melhor administrar os projetos sociais

A Fundação Volkswagen, que coordena há 35 anos os investimentos sociais da Volkswagen do Brasil, acaba de abrir o período de inscrições, que segue até 10 de abril, para a 8ª edição do concurso anual “Volkswagen na Comunidade” por meio do site (www.vwnacomunidade.com.br). O concurso oferece prêmios em dinheiro para os melhores projetos sociais inscritos, sendo que a quantia recebida deve ser utilizada em ações de transformação social. Neste ano, o “Volkswagen na Comunidade” oferecerá um prêmio a mais do que na edição passada: agora serão 11 projetos sociais contemplados. Além do prêmio em dinheiro, os vencedores e também os finalistas ganham curso de gestão para melhor administrar seus projetos sociais. O “Volkswagen na Comunidade” ainda promove o engajamento social, pois os projetos devem ser inscritos por colaboradores que atuam voluntariamente nas entidades assistenciais.

Dos 11 prêmios, dez equivalem aos melhores projetos sociais inéditos: desses, nove prêmios serão destinados a projetos indicados por trabalhadores da Volkswagen do Brasil no País todo; o novo prêmio será para um projeto social indicado por colaboradores da MAN Latin America, fabricante dos caminhões e ônibus Volkswagen e MAN, com sede em Resende (RJ). Existe ainda o “Prêmio de Sustentabilidade”, no mesmo valor em dinheiro, que é entregue à instituição vencedora da edição anterior do concurso e que melhor geriu os recursos durante o ano.

“O ‘Volkswagen na Comunidade’, promovido pela Fundação Volkswagen, é um exemplo do compromisso que a Volkswagen do Brasil tem com a construção de um mundo cada vez melhor. O concurso promove o engajamento dos colaboradores, que inscrevem projetos sociais nos quais atuam voluntariamente. Com o prêmio em dinheiro, os vencedores têm a possibilidade de colocar seus projetos em prática. O curso de gestão permite que as organizações vencedoras e as finalistas também aprendam a administrar seus recursos”, afirma o vice-presidente de Recursos Humanos da Volkswagen do Brasil e presidente do Conselho Curador da Fundação Volkswagen, Holger Rust.

“No ‘8º Volkswagen na Comunidade’, a Fundação Volkswagen convida os colaboradores da MAN Latin America para inscrever projetos sociais nos quais atuam voluntariamente, em suas comunidades. Dessa forma, o concurso amplia ainda mais seu alcance e fortalece o trabalho em conjunto entre as empresas em prol do bem maior: o desenvolvimento social”, afirma o superintendente da Fundação Volkswagen e diretor de Assuntos Jurídicos da Volkswagen do Brasil, Dr. Eduardo de Azevedo Barros.

O curso de gestão oferecido às organizações vencedoras e também às finalistas permite que as entidades trabalhem com seus orçamentos de forma sustentável. “A formação inclui captação de recursos, estratégias de comunicação, discussão de casos, entre outros. Dessa forma, a Fundação Volkswagen contribui para que as organizações tenham sucesso em seus trabalhos de forma permanente”, afirma a diretora da Fundação Volkswagen, Keli Smaniotti.

“Volkswagen na Comunidade” já beneficiou 14.125 pessoas diretamente

Em seu histórico, o “Volkswagen na Comunidade” já entregou 62 prêmios em dinheiro e beneficiou 14.125 pessoas diretamente. As sete edições já realizadas, até 2014, somam 2.853 projetos inscritos de todo Brasil.

Na 7ª edição, em 2014, o concurso “Volkswagen na Comunidade” atingiu recorde de inscrições: foram 569 projetos indicados por 139 colaboradores da Volkswagen do Brasil. Os projetos inscritos eram realizados por 372 organizações sociais, de 23 Estados brasileiros. Os vencedores foram revelados em outubro.

Fundação Volkswagen já beneficiou mais de 1,3 milhão de alunos no Brasil

A Fundação Volkswagen oferece dez projetos, sendo sete Educacionais e três de Desenvolvimento Social. Apenas por meio de seus projetos educacionais, a instituição já beneficiou na última década, até 2014, 1.374.630 alunos em todo Brasil e ofereceu formação continuada a 18 mil educadores da rede pública de 407 cidades, em 13 Estados. Os projetos de educação também apresentam resultados expressivos na frequência de participação de alunos em aulas, na melhoria do desempenho escolar, de leitura e produção de textos. Os projetos de Desenvolvimento Social, por sua vez, já beneficiaram 26.598 mil pessoas.

Em 2015, a Fundação Volkswagen ampliará para 19 o número de Estados brasileiros já atendidos em todo seu histórico de atuação. Em fevereiro de 2015, a Fundação Volkswagen chegou ao Mato Grosso com o programa educacional “Aceleração da Aprendizagem”, oferecendo um total de 460 vagas para alunos e 63 vagas para educadores nas cidades de Sinop e Sorriso. Em 2015, os trabalhos da Fundação Volkswagen também serão estendidos para os Estados do Amazonas, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Até 2014, os Estados já atendidos no histórico de atuação da Fundação Volkswagen eram: Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro e São Paulo. Os projetos educacionais oferecidos pela Fundação Volkswagen são “Aceleração da Aprendizagem”; “Aprendendo com Arte”; “Brincar”; “Entre na Roda”; “Jogo da Vida em Trânsito”; “Plataforma do Letramento” e “Pró-Educar Brasil”. Os três de Desenvolvimento Social são “Costurando o Futuro”, “Volkswagen na Comunidade” e “Instituto Baccarelli”.

A estratégia de atuação da Fundação Volkswagen se baseia no desenvolvimento de um trabalho articulado em rede, por meio de parcerias entre os setores públicos, privados e a sociedade civil organizada (Organizações não-governamentais – ONGs), para, conjuntamente, implementar projetos que influenciem políticas públicas e que sejam sustentáveis a longo prazo. As ações têm como objetivo contribuir para a melhoria da qualidade da educação pública e fomentar o desenvolvimento social de comunidades de baixa renda.

Para informações sobre a Volkswagen do Brasil, acesse: www.imprensavw.com.br

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.