quarta-feira, 20 de Maio de 2015 11:14h

Gestores discutem criação da Rede Brasileira de Banco de Alimentos

Oficina regional no Rio de Janeiro é a primeira com a participação de representantes de bancos de alimentos privados e públicos

Gestores do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo participam nesta quinta-feira (21) e sexta-feira (22), no Rio de Janeiro (RJ), da Oficina Regional da Rede Brasileira de Banco de Alimentos. Esta é a primeira vez que representantes dos bancos de alimentos privados participam dos debates. O encontro será promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Sesc e Rede de Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul.

O objetivo das oficinas regionais é promover e apoiar a construção de relações e parcerias entre os diversos atores envolvidos com a Rede Brasileira de Bancos de Alimentos, por meio da troca de experiências e informações. Além disso, a iniciativa vai contribuir para o desenvolvimento ordenado da atividade.

O secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Arnoldo de Campos, ressalta que a construção de uma rede nacional irá fortalecer e integrar as ações de bancos de alimentos no país. "A Rede de Banco de Alimentos busca articular as iniciativas públicas e privadas, de modo a aumentar a capacidade umas das outras. Isso vai produzir um resultado mais robusto no que diz respeito ao direito humano à alimentação e à redução do desperdício de alimentos", afirma.

Atualmente, existem 115 bancos de alimentos financiados pelo MDS e 105 da iniciativa privada. Esses equipamentos atuam no recebimento de doações de produtos considerados fora dos padrões para a comercialização, mas adequados ao consumo. Os alimentos são repassados a instituições da sociedade civil sem fins lucrativos que produzem e distribuem refeições gratuitamente a pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.