quarta-feira, 11 de Novembro de 2015 11:06h

Integração Nacional reconhece situação de emergência em Mariana (MG)

Com o reconhecimento, município pode pedir ajuda para as ações de resposta. Portaria foi publicada nesta quarta-feira

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) do Ministério da Integração Nacional (MI) reconheceu situação de emergência, por procedimento sumário, no município de Mariana (MG), em razão do rompimento das barragens no distrito de Bento Rodrigues. O procedimento sumário ocorre quando os eventos são de grande intensidade e impacto. A portaria foi publicada nesta quarta-feira (11/11) no Diário Oficial da União.

O Governo Federal tem prestado apoio às autoridades locais e à população desde os primeiros momentos após a tragédia. Na última sexta-feira (6), dia seguinte ao incidente, o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, e o secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil do MI, Adriano Pereira, sobrevoaram a área atingida, reuniram-se com representantes da mineradora Samarco e da prefeitura de Mariana. Também visitaram os desabrigados em um ginásio para verificar a necessidade de ampliar a assistência humanitária. A Sedec articula as ações dos órgãos do Governo Federal para auxiliar os trabalhos na região.

Após o reconhecimento da situação de emergência, o Governo Federal poderá ampliar as ações de assistência e reconstrução das áreas prejudicadas pelo desastre. Além disso, as pessoas atingidas poderão sacar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).  “A partir do reconhecimento poderemos fazer mais do que prestar assistência humanitária”, disse o ministro Gilberto Occhi.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.