quinta-feira, 29 de Setembro de 2016 12:51h Ministério do Turismo

Jogos Rio 2016 mudam a imagem do Brasil na imprensa internacional

De acordo com estudo do Ministério do Turismo, boa avaliação dos jogos deverá resultar em crescimento de 62% das menções positivas ao país nos próximos meses

A boa avaliação da imprensa internacional em relação aos Jogos Olímpicos deverá aumentar consideravelmente a exposição positiva do país na mídia internacional nos próximos meses. Segundo pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo com a imprensa estrangeira que esteve no país em função do evento, 59,7% afirmaram que suas próximas matérias deverão ser positivas - crescimento de 62% em relação ao período anterior aos jogos, de 36,8%. Paralelamente, o número de matérias negativas deve reduzir de 22,8%, antes dos jogos, para 7,2% pós-competição.

O Turismo e a cultura nacional deverão ser os temas responsáveis pela maior quantidade de matérias positivas nas futuras reportagens - 29% cada. Ainda de acordo com o estudo, 90,5% dos entrevistados afirmaram que a viagem atendeu ou superou as expectativas, o que fez com que 89,6% dos entrevistados afirmassem que recomendariam o Brasil para a próxima viagem de amigos, família ou público em geral. Ainda segundo o levantamento, para 69,7% dos profissionais entrevistados esta foi a primeira experiência no país.

“Ter resultados tão positivos junto a esse público formador de opinião é muito importante. Por características intrínsecas à profissão, os jornalistas são mais críticos e exigentes. Conseguimos mostrar que o Brasil está preparado e que podemos sediar grandes eventos e bem receber os turistas”, afirmou o ministro interino do Turismo, Alberto Alves.

A pesquisa realizada entre 06 e 23 de agosto ouviu 435 profissionais de imprensa internacional. De acordo com o levantamento as notícias produzidas sobre o Brasil tiveram uma abrangência prioritariamente: global (15,4%); Estados Unidos (13,3%), China (7,1%) e Alemanha (6,9%).

AVALIAÇÕES - Em relação à infraestrutura, as melhores avaliações ficaram com os aeroportos (94,2%), seguido de disponibilidade de voos no Brasil (88,8%) e serviços de táxi (86,1%). Já no quesito serviços, os atrativos turísticos atingiram a impressionante marca de 99,1%, seguido pela obtenção de vistos para entrada no país (96,3%) e diversão noturna (95,5%).

O governo federal isentou a necessidade de vistos para turistas americanos, japoneses, australianos e canadenses no período de 1º de junho a 18 de setembro. A definição dos países levou em conta fatores como elevado fluxo emissivo ao Brasil, gastos desses visitantes no país e baixo risco migratório e de segurança.

Quando o assunto é preço, os serviços com melhor avaliação foram: transporte público (84,2%), atrativos turísticos (82,4%) e telefonia e internet (78,1%). Na lista de principais emissores ao Brasil temos os Estados Unidos (12,9%), seguido da China (7,4%) e Alemanha (5,5%).

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