terça-feira, 2 de Fevereiro de 2016 12:19h Agência Brasil

Laboratório francês inicia pesquisa de vacina contra o vírus Zika

O laboratório francês Sanofi Pasteur informou hoje (2) que lançou um projeto de pesquisa na busca por uma vacina contra o vírus Zika

Por meio de nota, a empresa destacou que a decisão tem como base um histórico de sucesso no desenvolvimento de vacinas contra vírus semelhantes.

Segundo o comunicado, o laboratório já produz vacinas licenciadas contra a febre amarela, a encefalite japonesa, e, mais recentemente, contra a dengue. O diretor global de Pesquisa da Sanofi Pasteur, Nicholas Jackson, vai liderar o novo projeto de vacina contra o Zika.

“É importante observar que a experiência da Sanofi Pasteur, sua sólida base e infraestrutura em pesquisa e desenvolvimento e capacidade industrial no caso da nova vacina contra a dengue podem ser rapidamente aproveitadas para obter os conhecimentos sobre a disseminação do vírus Zika e acelerar a rápida descoberta de uma vacina candidata para desenvolvimento clínico.”

Até o momento, não existe vacina ou tratamento especifico para o Zika. Por essa razão, a empresa reforçou que o controle do mosquito Aedes aegypti continua a ser uma medida importante para conter os casos de contaminação pelo Zika.

A estimativa da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), braço da Organização Mundial da Saúde (OMS), é que o continente americano registre entre 3 milhões e 4 milhões de casos de Zika este ano. O cálculo é baseado no número de infectados por dengue, doença transmitida pelo mesmo vetor, em 2015. A entidade considerou também a ausência de imunidade na população para chegar ao número.

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.