terça-feira, 15 de Dezembro de 2015 11:13h

Lançada nova versão do sistema de estatísticas de comércio exterior do agronegócio

Ferramenta de consulta online traz informações sobre exportações e importações brasileiras de produtos agropecuários

A ministra Kátia Abreu (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) lançou nesta terça-feira (15/12), durante entrevista coletiva de balanço do ano, a nova versão do sistema de estatísticas de comércio exterior do agronegócio brasileiro, AgroStat Brasil.

Com base em dados do Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o AgroStat Brasil é uma ferramenta online que oferece informações de exportações e importações brasileiras de produtos do agronegócio. Os dados estão disponíveis desde janeiro de 1997 e são atualizados mensalmente.

De acordo com a ministra, trata-se de uma importante ferramenta de análise do comércio internacional do setor. “O público-alvo do sistema é amplo, inclui empresas, exportadores e importadores, produtores rurais, instituições de pesquisa, órgãos governamentais e estudantes que lidam com o tema”, ressaltou.

As consultas podem ser feitas por valores em dólares e quantidade em quilogramas, com visões por produtos ou por origem/destino (blocos e regiões geográficas, países, unidades da federação e portos). O sistema facilita a pesquisa do usuário, pois agrega produtos em agrupamentos específicos.

As mudanças incluem um visual mais moderno, maior agilidade nas consultas, pesquisa por portos de embarque e desembarque no Brasil e dispensa do cadastro de usuários. Em uma segunda fase, há previsão de que a ferramenta seja disponibilizada também em outros idiomas (inglês e espanhol), além de uma versão adaptada para dispositivos móveis como celulares e tablets e do uso de mapas.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.