quarta-feira, 3 de Fevereiro de 2016 09:36h Pollyanna Martins

Lista de pré-selecionados no FIES é divulgada pelo MEC

Os candidatos terão até sábado para concluir a inscrição no Sistema Informatizado do FIES

O Ministério da Educação (MEC) divulgou a lista dos pré-selecionados do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Primeiramente, foram classificados, de acordo com as notas obtidas no Enem, os estudantes que ainda não tenham concluído o ensino superior e, somente após esses estudantes, os candidatos que já tenham concluído o ensino superior, observando suas notas obtidas no Enem serão selecionados.
Para este semestre, foram disponibilizadas 250.279 vagas em 1.337 instituições de educação superior. Os cursos de engenharias, formação de professores e áreas de saúde têm a prioridade das vagas, e também os cursos com melhores índices de qualidade, com conceitos quatro e cinco. A pré-seleção dos estudantes assegura apenas a expectativa de direito às vagas. A contratação do financiamento dependerá da conclusão da inscrição no SisFies e do cumprimento das demais regras e procedimentos do programa. Os candidatos terão até sábado (6), para concluir a inscrição no Sistema Informatizado do FIES.

 


As inscrições para o FIES foram realizadas até sexta-feira (29), e mais de meio milhão de pessoas se inscreveram. Com as novas regras, puderam se inscrever apenas o estudante que fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir da edição de 2010 e obteve média nas notas das provas igual ou superior a 450 pontos, além de nota na redação diferente de zero. Os critérios utilizados pelo MEC para desempate dos candidatos foram: maior nota obtida na redação; maior nota obtida na prova de linguagens, códigos e suas tecnologias; maior nota obtida na prova de matemática e suas tecnologias; maior nota obtida na prova de ciências da natureza e suas tecnologias; maior nota obtida na prova de ciências humanas e suas tecnologias.

 


LISTA DE ESPERA
Os demais, não pré–selecionados, serão automaticamente incluídos em lista de espera, também nesta segunda-feira. O estudante pode consultar o resultado dos candidatos pré-selecionados na chamada regular, bem como a lista de espera, no Fies Seleção, no endereço eletrônico: www.fiesselecao.mec.gov.br, e ainda, na instituição em que efetuou a inscrição. As vagas não ocupadas pelos pré-selecionados serão liberadas aos participantes da lista de espera. Os estudantes devem acompanhar a eventual pré-seleção na página do Fies. Entre os dias 7 e 18 de março, os candidatos devem acessar a página do programa e informar se estão matriculados na instituição, no curso e turno em que se inscreveram. O estudante que não informar a situação de matrícula neste período terá sua inscrição cancelada no processo seletivo do Fies referente ao primeiro semestre de 2016.

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.