segunda-feira, 16 de Março de 2015 09:59h

Matéria: Balanço da Codevasf mostra resultados de investimentos em apicultura

A cadeia produtiva da apicultura é considerada uma das opções para a produção familiar por proporcionar aumento de renda, geração de postos de trabalho e por contribuir para melhoria da qualidade de vida no meio rural

Estima-se que o Brasil produza de 20 a 50 mil toneladas de mel por ano. O Nordeste responde por cerca de 55% da produção nacional.

Diante desse cenário, a Codevasf investiu, de 2012 a 2014, R$ 41 milhões em ações para fortalecimento da atividade em sua área de atuação. Desse total, cerca de R$ 20 milhões foram aplicados na aquisição de 4 mil e 800 kits familiares de apicultura. Os apicultores tem comemorado o incremento da renda familiar. É o que diz Ivanildo Firmino, integrante da Associação de Desenvolvimento Rural e Agropecuário de Prevenido, em América Dourada, no semiárido baiano.


As ações da Codevasf também incluem a construção de unidades de extração, beneficiamento, armazenamento e comercialização de produtos apícolas. Edilmar Bispo, presidente da Associação dos Jovens Apicultores de Cristino Castro (AJACC) fala da importância das unidades.
SONORA:  Edilmar Bispo

Cento e cinquenta e um municípios estão sendo atendidos em Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Piauí, Ceará e Maranhão. Os recursos são da Secretaria de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional (SDR/MI).

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.