quinta-feira, 10 de Dezembro de 2015 11:26h

MI enviará 1,7 mil kits de ajuda humanitária para o Mato Grosso do Sul

Em reunião para tratar das enchentes no estado, Gilberto Occhi garantiu apoio do governo federal aos municípios atingidos

O ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, anunciou nesta terça-feira (8/12) que o governo federal enviará cerca de 1,7 mil kits de ajuda humanitária para auxiliar as famílias afetadas pelas enchentes no Mato Grosso do Sul. No município de Amambai (MS), durante reunião com o governador Reinaldo Azambuja e prefeitos das cidades atingidas, o titular da pasta afirmou ainda a União apoiará a reconstrução das áreas destruídas e o restabelecimento das estradas vicinais.

“Nesse primeiro momento, a prioridade é atender a população afetada, com cestas básicas, kits de limpeza, kits de higiene pessoal, kits dormitório e colchões. Já colocamos esse material à disposição do estado, por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) do Ministério da Integração Nacional (MI)”, anunciou o ministro, que sobrevoou as áreas afetadas pelas enchentes provocadas pelas chuvas.

Gilberto Occhi reforçou que o MI efetuará o reconhecimento federal de situação de emergência nos 14 municípios atingidos após receber a solicitação dessas cidades. O titular da pasta sugeriu ao govenador e aos prefeitos que o Plano de Trabalho para reconstrução das áreas atingidas seja concentrado na Defesa Civil Estadual, para facilitar o trâmite e liberação dos recursos do governo federal.

“Dessa maneira, os municípios que não atingirem os índices de atendimento poderão ser contemplados. Em alguns casos, se essas solicitações forem feitas individualmente algumas cidades podem não alcançar os critérios de atendimento do governo federal. O importante é que governo federal e governo estadual estão trabalhando juntos para apoiar o Mato Grosso do Sul”, disse Gilberto Occhi.

Também participaram da agenda o diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) do MI, Élcio Barbosa, e o diretor Reabilitação e Reconstrução da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) da pasta, Paulo Falcão.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.