quinta-feira, 20 de Agosto de 2015 12:03h

Ministro das Cidades anuncia obras do Minha Casa, Minha Vida com técnicas e inovações alemãs de sustentabilidade

A informação foi transmitida nesta quinta-feira, durante a reunião com ministros da Alemanha

Na manhã desta quinta-feira, o ministro das Cidades, Gilberto Kassab se reuniu com representantes do governo alemão para discutir projetos de cooperação na área de eficiência energética. O encontro com a ministra do Meio Ambiente, da Proteção da Natureza, Construção e Segurança Nuclear da Alemanha (BMUB), Barbara Hendricks, serviu, segundo Kassab, para revisar o projeto de biogás no Brasil, o Probiogás, além de tratar de novos acordos sobre resíduos sólidos urbanos e eficiência energética na distribuição de água e em mobilidade urbana.

Durante a reunião, o ministro das Cidades anunciou a construção, no Rio de Janeiro, do primeiro condomínio do Programa Minha Casa, Minha Vida com técnicas e intervenções adotadas na Alemanha no sentido de sustentabilidade em habitações sociais. “A parceria com a Alemanha permitirá adotarmos soluções de ventilação, iluminação e painéis solares, incorporando, assim, o conceito de sustentabilidade nessas construções”, explicou Kassab.

Além da possibilidade de concessão de financiamento para a instalação de painéis solares nas unidades do Minha Casa, Minha Vida foi discutida com o ministro do BMZ - Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha, Gerhard Müller, recursos para questão de resíduos sólidos urbanos.

Ainda na área de saneamento, os representantes dos dois países abordaram eficiência energética nos sistemas de abastecimento de água, em especial nas grandes cidades brasileiras. “Iniciamos um entendimento com a ministra Barbara Hendricks para que a gestão do lodo fosse fruto de um novo convênio. A receptividade à proposta foi muito boa. Acredito que vamos iniciar esse trabalho conjunto em curto prazo”, disse o ministro das Cidades.

Também foi conversado sobre a eficiência energética na mobilidade urbana com alternativa de minimizar a importância da utilização de veículos nos grandes centros urbanos. Segundo o ministro do BMZ, uma das preocupações é com relação às migrações para as cidades. Como uma das soluções, Müller sugeriu a adoção de internet banda larga em todo o país.

Ao final da reunião, o ministro das cidades foi convidado a visitar o BMUB, na Alemanha, com o objetivo de identificar ações adotadas por aquele país que possam ser aplicadas no Brasil e para participar da reunião preparatória do Habitat III, evento organizado pelas Nações Unidas. Kassab confirmou a intenção de viajar a Alemanha durante o período desse encontro que será realizado em Berlim.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.