quinta-feira, 6 de Outubro de 2016 13:00h Ministério da Integração Nacional

Municípios da Bahia, Minas Gerais e Piauí estão em situação de emergência devido a estiagem

Medida permite acesso aos benefícios de apoio federal, como a Operação Carro-Pipa.

Em decorrência do longo período de estiagem que atinge a Bahia, Minas Gerais e Piauí, o Ministério da Integração Nacional reconheceu a situação de emergência em seis municípios dos estados.  A partir desta medida as cidades podem solicitar o apoio do Governo Federal para ações de convívio com a seca. A portaria de reconhecimento federal foi publicada nesta terça-feira (4) no Diário Oficial da União.

 

Dentre os municípios da Bahia estão América Dourada e Bonito. Em Minas Gerais o reconhecimento de situação de emergência foi para as cidades de Araçuaí e Capelinha. Já no Piauí, Beneditinos e Francinópolis foram reconhecidos.

 

O reconhecimento federal permite o acesso às ações de apoio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec). Entre elas, a implementação de programas de fornecimento de água tratada, como a Operação Carro-Pipa Federal. Por meio da iniciativa, também é possível obter outros benefícios do Governo Federal como a renegociação de dívidas no setor de agricultura, a aquisição de cestas básicas, a retomada da atividade econômica das regiões afetadas pelo período de estiagem, entre outros.

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.