sexta-feira, 24 de Abril de 2015 13:06h Atualizado em 24 de Abril de 2015 às 13:07h.

NOVO FORD EXPLORER TRAZ A TECNOLOGIA DOS HOME THEATERS PARA OS AUTOMÓVEIS

A Ford apresentou nos Estados Unidos, junto com o Explorer Platinum 2016, um novo sistema de som desenvolvido pela Sony com duas tecnologias inéditas na indústria automotiva:

A Vivo Acoustics e a Clear Phase, que trazem a qualidade sonora de uma sala de concerto para dentro do automóvel. Até então, esses recursos só eram disponíveis em equipamentos de áudio domésticos de primeira linha.

"O som de um autêntico home theater premium agora não está mais restrito às salas de estar. O novo Explorer Platinum traz muitas novidades e uma delas é esse sistema de som impressionante", diz Matt Zuehlk, gerente de Produto da Ford.

Líder do segmento de utilitários esportivos médios na América desde o lançamento, há 25 anos, o Explorer se destaca pelo espaço interno generoso e tecnologia avançada para os consumidores que gostam de realizar viagens de aventura com a família. Em março, vendeu 20.765 unidades nos Estados Unidos, seu melhor resultado dos últimos dez anos. Ele é produzido também na Venezuela e Rússia e vendido em mais de 100 mercados em todo o mundo.

Vivo Acoustics: sala de concerto
Ouvir música em um ambiente cuidadosamente projetado para um som perfeito é uma experiência fascinante. No desenvolvimento do algoritmo patenteado Vivo Acoustics, os engenheiros da Sony foram liderados por Giro Shiraishi, que também é primeiro violinista da Orquestra Filarmônica da Sony. Apaixonado por música, Shiraishi visitou grandes teatros em Amsterdã, Berlim e Viena e instalou microfones para medir as suas qualidades acústicas. Esse estudo foi usado para recriar a experiência de uma sala de concerto nos aparelhos de áudio domésticos de ponta da Sony.

"Essa tecnologia antes só estava disponível em nossos sistemas de áudio domésticos premium. Agora, aplicamos o algoritmo Vivo Acoustics ao sistema de áudio do Ford Explorer Platinum para oferecer uma experiência de audição que está entre as melhores do mundo", diz Shiraishi.

Os engenheiros da Sony gastaram mais de 100 horas para ajustar o sistema de áudio do novo Explorer. Ele é composto por 12 alto-falantes de alta potência, distribuídos em dez locais estratégicos, e um novo amplificador de Classe D que gera alta potência de saída sem perdas e sem esforço.

Juntos, os 12 alto-falantes têm capacidade máxima de 500 watts. Além dos alto-falantes centrais e surround, há um subwoofer com gabinete de 8 polegadas para tons graves firmes e cheios. Os woofers e tweeters das portas são cromados e trazem grades translúcidas para preservar a integridade do som e complementar o padrão de acabamento Platinum.

As bobinas dos alto-falantes também são únicas - de formato quadrado, em vez das redondas tradicionais - para maior eficiência e dispersão de calor.

Clear Phase: cada som no seu lugar
Quando a música é gravada, ao vivo ou em estúdio, os melhores engenheiros de som têm a preocupação de separar cada instrumento para que ocupem áreas específicas no espaço em frente do ouvinte. Dentro do veículo, a tecnologia Clear Phase otimiza a qualidade do som na cabine, como se a música estivesse vindo de um palco maior. Cada instrumento é posicionado em seu devido lugar e os vocais são limpos, sem distorção.

A tecnologia também elimina a dispersão sonora, permitindo que a música seja focada em áreas específicas do palco. Com o achatamento da amplitude e a correção das características de fase, a música mantém a linearidade e proporciona uma experiência sonora cristalina.

Novo Explorer Platinum
O Explorer Platinum é a versão mais sofisticada da linha, reunindo atributos dos modelos Sport e Limited. O seu acabamento usa padrão de execução e materiais premium, incluindo apliques de alumínio escovado e madeira acetinada nas portas e no painel. O volante revestido em couro tem aplique de madeira e aquecimento.

O painel de instrumentos, apoios de braço e painéis de porta são revestidos em couro Nirvana. O quadro de instrumentos tem uma tela digital de 10 polegadas. É equipado também com estacionamento automático, sistema de manutenção na faixa, sensor de chuva, faróis de LED, teto solar duplo e rodas de 20 polegadas.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.