quarta-feira, 21 de Janeiro de 2015 10:46h Atualizado em 21 de Janeiro de 2015 às 10:50h.

NOVO KA, NOVO KA+ E ECOSPORT SÃO ELEITOS

A Ford foi o grande destaque na pesquisa

O Novo Ka 1.0 foi o primeiro, seguido pelo Novo Ka+ 1.5. Já na categoria Crossover, o EcoSport 2.0 foi o bicampeão. Todos os veículos foram analisados com base em dez itens: desvalorização, garantia, revisões, motor, peso-potência, consumo, equipamentos, porta-malas, projeto e dirigibilidade.

O estudo, que está na segunda edição, avaliou todos os carros à venda no mercado até R$150 mil. Em cada um dos dez itens o carro pode somar até 100 pontos, totalizando 1.000 pontos. No final, a pontuação é dividida pelo preço do carro, o que dá a relação custo-benefício. Por esse critério, o Novo Ka 1.0 foi eleito a melhor compra entre os carros de entrada. Segundo a publicação, o motor potente, o baixo consumo e atualidade do projeto garantiram a vitória do hatch compacto em seu ano de estreia.

Vencedor também dos prêmios de "Carro do Ano 2015" e "Motor do Ano 2015", o Novo Ka obteve a melhor nota da categoria em quatro itens: motor, consumo, projeto e dirigibilidade. Seu motor 1.0 TiVCT Flex, com três cilindros e projeto de última geração, é o mais potente da categoria, com 85/80 cv com etanol e gasolina, e também o mais econômico.

Além do design moderno, espaçoso e funcional, o novo hatch global vem de série com ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas, chave tipo canivete com controle remoto, rádio MyConnection com Bluetooth e um compartimento exclusivo que permite acomodar o celular ou GPS no painel, o MyFord Dock.

Nos sedãs compactos, a vitória do Novo Ka+ 1.5 como "Melhor Compra 2015" veio pelo conjunto. Ele teve pontuação máxima no consumo, que é nota A do Inmetro, na atualidade do projeto, na desvalorização e na dirigibilidade. O carro conquistou também o terceiro lugar na categoria com sua versão 1.0, o que, segundo a publicação, "apenas ratifica que o sedã compacto da Ford está muito bem posicionado".

O EcoSport 2.0 foi bicampeão na categoria Crossover e venceu também o terceiro lugar com a versão 1.6. "O Eco 2.0 é um carro muito equilibrado, com boa pontuação em quase todos os itens. Suas melhores marcas aconteceram no consumo, que é nota B do Inmetro, e na idade do projeto, de 2012. Além disso, o modelo 2.0 teve a melhor relação peso-potência da categoria. "Por tudo isso, o EcoSport é líder de vendas em sua categoria", destaca a revista.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.