sábado, 21 de Fevereiro de 2015 06:33h

Organização Internacional do Café - OIC divulga relatório sobre o mercado de café

O relatório mensal da OIC está disponível no Observatório do Café, do Consórcio Pesquisa Café coordenado pela Embrapa Café

A OIC é o principal organismo intergovernamental a serviço do café, do qual o Brasil é membro, congregando países exportadores e importadores para, mediante cooperação internacional, enfrentar os desafios com que o café se depara no mundo. Seus membros representam 97% da produção de café e mais de 80% do consumo mundial. Administra o Acordo Internacional do Café (AIC), um importante instrumento para a cooperação de questões cafeeiras dos países envolvidos. Sua missão é fortalecer o setor cafeeiro global e promover sua expansão sustentável num ambiente de mercado, dando melhores condições a todos os participantes do setor.

Nesse contexto, a OIC divulga, mensalmente, o Relatório sobre o Mercado de Café. Na edição de janeiro de 2015, destaca, em relação ao nosso País, que o tempo observado no Brasil foi o principal indutor dos preços do café, que primeiro subiram, depois caíram outra vez. A estiagem no Brasil, em princípios de janeiro, empurrou os preços para cima. A previsão de chuvas para fins de janeiro, porém, interrompeu essa breve recuperação. Entretanto, os níveis pluviométricos no Brasil continuam abaixo da média, comprometendo a safra de 2015/16, segundo o Relatório.

Para ler a matéria na íntegra, acesse o site da Embrapa Café e do Consórcio Pesquisa Café.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.