sábado, 14 de Março de 2015 07:07h Pedro Fideles

Parque de Foz do Iguaçu tem aumento de quase 38% na visitação

As Cataratas do Iguaçu registraram 1,5 milhão de visitantes no ano passado, maior público dos últimos dez anos

Um dos principais pontos turísticos do país, as Cataratas do Iguaçu registraram o maior número de visitantes da última década, passando de 980 mil visitantes em 2004 para 1,5 milhão no ano passado, de acordo com dado da empresa Cataratas S/A, que administra o local. Apenas em fevereiro deste ano, o acréscimo foi de 37,8% no número de visitantes em relação ao mesmo período do ano anterior, impulsionado pela boa visitação durante o Carnaval.

Iguaçu é o segundo parque brasileiro que mais recebe turistas, atrás apenas do Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro. Segundo o ministro do Turismo, Vinicius Lages, a estruturação dos parques nacionais e o aumento no número de visitações das unidades de conservação são prioridades do MTur contempladas no Plano Nacional do Turismo (PNT), cujo objetivo é elevar o país à terceira potência turística mundial até 2022.

O número de atrativos para quem visita o local vai desde passeios de lancha aos pés das cataratas, trilhas pelo parque nacional e sobrevoo panorâmico, até um luau em noite de lua cheia. No local existe ainda um restaurante com vista para o rio Iguaçu.

Para o Ministério do Turismo, o Parque do Iguaçu é um exemplo do grande potencial de natureza que o país possui e uma das unidades de conservação nacional que hoje estão melhor estruturadas para receber visitantes, encantar os turistas, e proporcionar emprego e renda aos moradores da região.

As trilhas realizadas no Parque Nacional do Iguaçu são acompanhadas por guias bilíngues que apresentam aos visitantes a rica biodiversidade da região. Durante o passeio no rio, há opção de mergulho com snorkel, para apreciação da vida subaquática. Após aproveitar a trilha, os visitantes têm à disposição um restaurante, que oferece pratos típicos de Foz do Iguaçu, como o dourado assado.

Para o sobrevoo nas Cataratas do Iguaçu, os visitantes podem optar pelo passeio de dez minutos, em que podem apreciar a vista do parque nacional e das Cataratas, ou pelo passeio mais longo, de 35 minutos em que além do Parque nacional, o voo passa pelo Marco das Três Fronteiras e pela Usina Hidrelétrica de Itaipu.

A cerca de 38 Km das Cataratas, está um segundo atrativo, a usina de Itaipu, que recebeu mais de 466 mil turistas estrangeiros no ano passado, o maior número registrado nos últimos dez anos. Na visita à usina hidrelétrica, os turistas passam pelo interior da barragem conhecendo todo o processo de captação da água, a passagem pelas turbinas e o retorno das águas ao rio Paraná. No mirante central da usina, os visitantes podem apreciar uma vista panorâmica do vertedouro e da barragem de Itaipu.

Clique aqui e ouça comentário do ministro Vinicius Lages sobre a importância turística dos parques nacionais e a estruturação de unidades do tipo.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.