quarta-feira, 22 de Abril de 2015 12:42h

Plano Nacional de Defesa Agropecuária será lançado em 6 de maio

Plano Nacional de Defesa Agropecuária será lançado em 6 de maio

A ministra Kátia Abreu (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) anunciou nesta segunda-feira (20) que o Plano Nacional de Defesa Agropecuária deverá ser lançado em 6 de maio durante solenidade com a presidente Dilma Rousseff.

O plano pretende modernizar o marco regulatório da área sanitária e fitossanitária e reestruturar os laboratórios de análises de doenças e pragas, afirmou a ministra após reunião com a presidente nesta manhã no Palácio do Planalto.

“Esse plano é um grande avanço na defesa agropecuária do país. Nosso objetivo é sinalizar aos nossos consumidores do Brasil, em primeiro lugar, e também do resto do mundo que nós temos compromisso com a questão sanitária”, afirmou a ministra durante entrevista à imprensa.

Ainda no dia 6 de maio a presidente Dilma Rousseff deverá lançar parte do Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (Riispoa) e a regulamentação da lei que estabelece o uso de medicamentos genéricos veterinários.

A ministra informou também que na mesma data deverá ser lançada a regulamentação do Sistema Brasileiro de Inspeção (Sisbi), ferramenta que irá descentralizar os serviços de inspeção federal e ampliar a agroindustrialização de produtos da agricultura familiar.

“Essa regulamentação é esperada desde 2006 e representa a possibilidade de aumento real da renda dos pequenos agricultores e a ampliação da classe média rural, objetivo que temos perseguido”, disse a ministra.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.