quarta-feira, 27 de Maio de 2015 12:07h

Prazo de vacinação contra febre aftosa termina no domingo (31)

Multa por animal não vacinado é de R$ 68,07

Termina neste domingo (31) o prazo para vacinação de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa, doença viral altamente contagiosa que pode ocasionar a morte dos animais. Produtores rurais mineiros que não imunizarem seu plantel, até a data, poderão ser penalizados com multa de R$ 68,07 por animal não vacinado. A informação é do assessor da diretoria do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Sérgio Monteiro. Ele  ressalta que não haverá prorrogação da data de vacinação. Já a declaração de vacinação poderá ser feita até 10 de junho.

Até 31 de maio, o pecuarista também tem a opção de fazer a Declaração Eletrônica de Vacinação contra a febre aftosa por meio do site www.ima.mg.gov.br. O número da nota fiscal de compra da vacina será sua senha para acesso ao sistema do IMA. Ao fazer a Declaração Eletrônica, o produtor deverá também atualizar informações pessoais e da propriedade, como endereço para correspondência e telefones de contato.

Atualização cadastral dos rebanhos

Excepcionalmente nesta etapa de vacinação, o IMA permite que os produtores atualizem o cadastro quantitativo dos animais de sua propriedade, tendo em vista perdas ocorridas nos rebanhos prejudicados pela seca, desde que a declaração da vacinação contra a febre aftosa seja feita em um dos escritórios do IMA. O prazo termina nesta sexta (29).

Alerta

Os produtores devem manter as vacinas em caixa de isopor com gelo, numa temperatura entre dois e oito graus centígrados. Uma segunda etapa de vacinação será realizada em novembro deste ano.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.