quarta-feira, 28 de Outubro de 2015 10:42h

Publicação traça o perfil dos cargos em comissão na administração pública federal

O estudo analisa a evolução do número de cargos de direção e assessoramento superior (DAS), o perfil dos nomeados e as diferenças entre áreas de políticas

O Instituto de pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apresenta nesta quarta-feira, dia 28 de outubro, em Brasília, uma publicação com dados relativos à evolução do número de cargos de direção e assessoramento superior (DAS) da administração pública federal na última década, o perfil dos quadros nomeados e as diferenças observadas entre áreas de políticas. O objetivo do estudo é contribuir para o debate sobre características da alta burocracia brasileira e sobre a natureza das mudanças. A ideia é fornecer subsídios para a qualificação da alta gestão pública federal, responsável por conduzir parte expressiva do processo de formulação das políticas públicas.

O lançamento da Nota Técnica Evolução e perfil dos nomeados para cargos DAS na administração pública federal (1999-2014): origem, profissionalismo e partidarização será realizado no auditório Divonzir Gusso (SBS, Qd 1, Bl J. Edifício BNDES/Ipea, subsolo), às 11h. Os dados serão apresentados pelo técnico de Planejamento e Pesquisa da Diretoria de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia (Diest) Felix Garcia Lopes, autor da pesquisa.

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