quarta-feira, 25 de Março de 2015 12:41h

Representantes de todos os continentes estarão no III EMDS

Com presença confirmada de delegações de 16 países diferentes, os cinco continentes estarão representados no III Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS)

Prefeitos compõem o grupo, que participará das atividades da programação do Encontro.

Diretor de Pesquisa e Capacitação da ONU Habitat, Eduardo López Moreno, ressaltou o papel estratégico desempenhado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) na organização do III EMDS, "pois o desenvolvimento sustentável é um processo que requer uma participação efetiva, assim como uma grande colaboração entre instituições públicas, privadas e as demais partes interessadas".

Ainda segundo Moreno, o Encontro é importante, pois potencializa o desenvolvimento de políticas urbanas sustentáveis no maior número de municípios do Brasil e também consolida a participação do Brasil na esfera internacional, e em especial na Conferência Habitat III que ocorrerá em Quito, no Equador, em outubro de 2016.

Entre as atividades previstas para a participação das delegações estão Salas Temáticas, Fóruns de Secretários, Praça de Boas Práticas e eventos parceiros, como Cidade Sustentáveis.

Os países que terão representantes no III EMDS são: Argentina, Austrália, Bolívia, Colômbia, Coreia do Sul, Cuba, Equador, Espanha, EUA, Filipinas, França, Itália, Kenya, Moçambique, Portugal e Uruguai.

Apoios Institucionais

Cem instituições nacionais e internacionais já somam apoio ao III EMDS. Além da ONU Habitat, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), União Europeia (UE), Fundação Banco do Brasil e Greenpeace estão entre as instituições apoiadoras.

"A União Europeia acredita que a complexidade das questões presentes na atualidade exige cada vez mais ações integradas com a participação de instituições públicas e privadas. Trata-se de somar esforços para enfrentar os desafios da redução de pobreza, da construção de uma sociedade mais inclusiva, com mais justiça social", afirmou a assessora de cooperação da EU, Denise Verdade, justificando o apoio ao III EMDS.

III EMDS

Realizado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o EMDS já está consolidado como o maior evento de sustentabilidade urbana do país. O Encontro, que aborda assuntos de interesse comum entre os municípios brasileiros, nesta edição terá como eixo central o tema "Nova governança federativa e o papel das cidades no Brasil e no mundo". Crise Hídrica, Mobilidade Urbana, Saúde Pública, Educação e Desenvolvimento Econômico são outros tópicos a serem debatidos durante o III EMDS.

Sete eixos temáticos irão nortear a programação do III EMDS, composta por Salas Temáticas, Arenas de Diálogo e Fóruns Ted-alike. Confira:

Empreendedorismo e desenvolvimento local sustentável: políticas públicas de incentivo e de financiamento
A crise hídrica urbana: causas, situação atual e cenários futuros
Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ONU) e o Habitat III: a nova agenda urbana e o protagonismo dos governos locais
Mobilidade urbana: o esgotamento do atual modelo e a urgência de uma pactuação federativa
Governança e gestão das políticas públicas metropolitanas
Desafios da Saúde Pública: financiamento, qualidade e gestão
Cidades e democracia: reforma política, reforma federativa e participação social
Experiências exitosas municipais também serão divulgadas durante o evento, por meio do Caminho das Cidades e da Praça de Boas Práticas. O networking e a interação entre os participantes acontecem no espaço chamado Ponto de Encontro.

As inscrições são gratuitas e estão disponíveis no site www.emds.fnp.org.br. Cerca de cinco mil pessoas devem participar do Encontro, sendo aproximadamente 500 prefeitos e prefeitas.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.