sexta-feira, 27 de Março de 2015 13:02h

São Sebastião do Paraíso - MG sedia importante cooperativa na região cafeicultora que produz um dos melhores grãos do mundo

Em 2015, a Cooparaíso (Cooperativa Regional dos Cafeicultores de São Sebastião do Paraíso) completa 55 anos de contribuição à cafeicultura brasileira

Localizada no município mineiro de São Sebastião do Paraíso, uma das regiões mais privilegiadas do mundo para o cultivo de cafés de alta qualidade e com condições geográficas muito semelhantes (relevo montanhoso e altitude média de 1000m) e condições climáticas ideais (temperatura em torno de 21ºC e precipitação de 1600mm), a Cooperativa Regional dos Cafeicultores de São Sebastião do Paraíso – Cooparaíso completa 55 anos neste mês de março de 2015 e tem uma longa trajetória em prol da sustentabilidade da cafeicultura do Sul de Minas. A Cooparaíso é filiada ao Conselho Nacional do Café – CNC, entidade representativa do setor produtivo do café que faz parte do Conselho Deliberativo da Política do Café – CDPC, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa.

A região possui hoje uma área cafeeira de 165.285 ha, produzindo uma média anual de 3.234.400 milhões de sacas de café beneficiado de 60 kg. Composta por 5931 associados, sendo sua sede na cidade de São Sebastião do Paraíso (MG), tem ainda 8 núcleos no Estado de Minas Gerais e 1 no estado de São Paulo, totalizando dez unidades.  Os municípios localizados na área de abrangência da Cooperativa têm como sua principal fonte de renda a agricultura. E o café, principal produto cultivado, é responsável por 58% das arrecadações. Para falar da Cooparaíso, ações desenvolvidas e resultados alcançados nesses 55 anos de atuação, a Embrapa Café, coordenadora do Consórcio Pesquisa Café, entrevistou o vice-presidente, José Rogério Lara.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.