quinta-feira, 12 de Fevereiro de 2015 11:10h

Sexta de Carnaval será o dia de mais movimento nos aeroportos do país

O valor supera em 14% o registrado no mesmo período do ano passado, de acordo com a Secretaria de Aviação Civil

A sexta-feira de Carnaval deve reunir cerca de 490 mil viajantes nos principais aeroportos do país, segundo estimativa da Secretaria de Aviação Civil (SAC). O valor supera em 14% o registrado no ano passado. Foram considerados os sete aeroportos de maior movimentação, que concentram 72% do fluxo total de passageiros no período.

No total, cerca de 5,3 milhões de pessoas são aguardadas nos terminais do Galeão e Santos Dumont, no Rio de Janeiro; Congonhas e Guarulhos, em São Paulo; Brasília (DF), Salvador (BA) e Recife (PE), entre os dias 12 e 23 de fevereiro. Incluindo os terminais administrados pela Infraero, esse valor sobe para 7,4 milhões de passageiros.

Parte destes viajantes são turistas em viagem pelo Brasil, como revela estimativa do Ministério do Turismo. Estima-se que 6,8 milhões de brasileiros se movimentem pelo país em viagens de avião, ônibus e automóvel. São considerados os principais destinos da folia de sete estados.

O Aeroporto Internacional de Salvador vai receber uma média de 35 mil passageiros por dia. O volume, segundo a Assessoria de Comunicação da Infraero, representa um aumento de 30% em relação aos 24 mil embarques e desembarques registrados em períodos sem feriado. No terminal Guararapes/ Gilberto Freyre, em Recife, a estimativa é de mais de 250 mil passageiros durante o Carnaval, um aumento de 5% na comparação com 2014.

Os números da SAC para os aeroportos de maior fluxo no Carnaval, como Rio, Recife e Salvador, e de grande circulação, como Brasília e Congonhas, consideram uma ocupação estimada de 85% dos 6,2 milhões de assentos disponíveis para o período.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.