quarta-feira, 10 de Junho de 2015 13:06h

SFB divulga boletim com novos dados do CAR

O boletim aponta que em maio houve um acréscimo de 11,18% no número de cadastros. Mais de 212 milhões de hectares já estão cadastrados no sistema

O Serviço Florestal Brasileiro (SFB) divulga hoje, 09/06, o Boletim Informativo do Cadastro Ambiental Rural (CAR), com dados sobre a adesão ao cadastramento em todas as unidades federativas do país. O Boletim considera os dados inseridos no Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (SiCAR) até 31/05.

Conforme dados apresentados no Boletim, mais de 1,5 milhão de imóveis rurais estão cadastrados. No último mês a área cadastrada teve incremento de 21 milhões de hectares, chegando a 212,92 milhões de hectares. A área cadastrada corresponde a 53,56% de área passível de cadastro, estimada com base em dados do Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) 2006 e informações repassadas pelos estados e Distrito Federal.

O Norte se destaca como a região mais avançada no país, com 71,46 milhões de hectares cadastrados, o que corresponde a 75,32% da estimativa da área a ser cadastrada. A região Sul é a que apresenta menos avanços, alcançando 286 mil imóveis e 17,54% da área passível de cadastro.

A estimativa da área passível de cadastro é calculada com base em dados do Censo Agropecuário IBGE 2006 e informações repassadas pelas unidades federativas. No último Boletim foram atualizadas as áreas cadastráveis do Mato Grosso e do Distrito Federal. Na versão de abril, três estados já haviam atualizado suas áreas, Amapá, Amazonas e Pará.

“Por cobrir todo o território nacional, o Censo Agropecuário do IBGE é a nossa linha de base para o cálculo da área passível de cadastro. Como o Censo já tem nove anos, estamos em contato com os estados que possuem informações mais recentes para a chegar em um dado cada vez atualizado”, explicou o diretor geral do SFB, Raimundo Deusdará Filho.

Módulo de Análise
Ainda de acordo com o diretor, todos os cadastros realizados passarão por uma análise técnica, que irá validar as informações declaradas. A análise é de responsabilidade dos estados e do Distrito Federal, que poderão contar com um módulo eletrônico desenvolvido pelo SFB, com apoio da Universidade Federal de Lavras.

“O módulo de análise já foi lançado no Mato Grosso, que já tem mais de 70 mil cadastros na base para serem analisados. Estamos fechando um cronograma de capacitações e de disponibilização da ferramenta para os demais estados”, afirmou.

CAR
O Cadastro Ambiental Rural é um registro eletrônico obrigatório para regularização ambiental das propriedades e posses rurais do país. O CAR foi criado pela Lei 12.651/12 (Novo Código Florestal) e é uma ferramenta importante para auxiliar no combate ao desmatamento e no planejamento da recuperação de áreas degradadas. O prazo para o cadastramento se encerra em 05 de maio de 2016.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.