sexta-feira, 30 de Janeiro de 2015 11:37h

Startup Farm

Soluções inteligentes criadas por 15 startups serão apresentadas ao mercado em fevereiro

Aplicativo conecta motoristas, carros e mecânicos em tempo real; outro que reconhece se o produto é original ou falsificado; e um drone, veículo aéreo não tripulado, que purifica o ar são algumas das soluções que estão sendo desenvolvidas por 15 startups selecionadas na 11ª edição do programa de aceleração de startups da Startup Farm. O programa, apoiado pelo Sebrae Minas, tem o objetivo de  atrair startups em estágio inicial e validar o modelo de negócio de empresas iniciantes.

Participam do programa startups de Belo Horizonte, São Paulo e Florianópolis. Entre as soluções desenvolvidas estão aplicativos para as áreas de evento, transporte, mobilidade urbana, saúde e meio ambiente.

O projeto termina em fevereiro.  Até lá, as startups participam de seminários, workshops, mentorias e palestras sobre mercado, soluções e modelos de receita e estratégias, além da realização de pitch, apresentação  com objetivo de conquistar o interesse da outra parte (investidor ou cliente) pelo negócio. No dia 10 e fevereiros, os selecionados irão participar do Demo Day, onde os projetos e soluções das startups serão apresentados a potenciais  investidores .
Nos dez programas anteriores, realizados em seis cidades diferentes, a Startup Farm acelerou 131 startups, entre elas a Easy Taxi, hoje presente em 27 países e considerado um dos maiores aplicativos de serviços mobile do mundo.  Para Alan Leite, CEO da Startup Farm, existem muitas startups inovadoras em nosso país, mas muitas vezes elas precisam de orientações nesta fase inicial.  “São inúmeros empreendedores de grande potencial. O que eles precisam é de uma oportunidade para testar suas ideias”, afirma.

O apoio do Sebrae Minas ao Startup Farm integra o projeto Identidade Startup com o objetivo de impulsionar o empreendedorismo no setor, disseminar o conhecimento em gestão, tecnologia e mercador, e divulgar as startups em todo o estado. “Apoiamos ações que aumentem a competitividade dos empreendimentos e incentivem a inovação e o desenvolvimento de novos negócios”, explica a analista da Unidade de Inovação e Tecnologia do Sebrae Minas, Liliane Carvalho.

Além do Sebrae Minas, o  Startup Farm tem o apoio da  Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), Centro Cape e The Plant Coworking.


Conheça as soluções desenvolvidas pelas 16 startups

MecanicoBom – Belo Horizonte
As plataformas de hardware e software conectam pessoas, carros e mecânicos em tempo real, para identificar, automaticamente, problemas nos automóveis. O usuário poderá fazer o diagnóstico completo da saúde do carro. Além disso, o sistema mapeia o comportamento do motorista, sugerindo em tempo real, como dirigir o carro para economizar até 20% em combustível.

 

Primeira Macha – Belo Horizonte

Marketplace peer-to-peer, voltado para pessoas que querem comprar carros usados.

Moluzco – Belo Horizonte

É um facilitador da cena musical independente, com soluções online para aumentar a interação entre artistas, produtores e ouvintes. A plataforma conduz o usuário a viabilizar shows por meio de crowdfunding (financiamento coletivo), ouvir e descobrir novos talentos, trocar experiências e desenvolver parcerias.


One Cloud – Belo Horizonte
Plataforma de web onde o usuário pode procurar e comparar serviços e provedores, e também fazer o gerenciamento e o controle dos seus ambientes de nuvem.

Recruta.se – Florianópolis

Ajuda as organizações a encontrarem grandes talentos e ajudar pessoas a encontrarem o emprego.


Virturian – Belo Horizonte

Solução em software que permite desenvolver e compartilhar soluções de automação, monitoração, controle e otimização de processos.


Smelou – Belo Horizonte
Plataforma web que utiliza os dados de navegação e redes sociais para expor produtos de interesse do usuário.


Jarvistark – Belo Horizonte
Máquina com software próprio, que permite impressão e escultura 3D. O diferencial é a customização da maquina, onde o cliente pode montá-lo de acordo com o material que desejado.


Save my Brand – São Paulo

Aplicativo gratuito para reconhecer de produtos originais. Tem o objetivo de inibir a falsificação de produtos de alto valor agregado como roupas, bebidas e cigarros.


Triskel – Belo Horizonte
Dispositivos usados como acessórios ou peças de roupa que monitoram a saúde e o bem-estar. Estes dispositivos, que podem ser cintos, colares ou peças do vestuário, fazem controle postural, calculam gasto de calorias, distância percorrida e intensidade de atividades físicas. Além da percepção tátil, que informa em tempo real as reações do corpo, é possível acompanhar o desempenho e comportamento por um aplicativo de celular.

BYND – Caronas Corporativas – São Paulo

Software de caronas corporativas. Flexível, com notificações em tempo real, seguro e gratuito


CleanAtmos – São Carlos/SP
Tecnologias para limpeza atmosférica utilizando drones, veículos aéreos não tripulados , além de outros dispositivos para  realização de serviços de gestão de resíduos.

E-exam  - Belo Horizonte
Ferramenta de integração, armazenamento, distribuição e análise de dados de saúde em nuvem. Pacientes, médicos e instituições interagem de forma dinâmica e segura, agilizando diagnósticos e tomadas de decisões. Além disso, melhora a eficiência gerencial e estratégica no mercado de saúde.

ECamarotes – São Paulo
Site para encontrar camarotes em shows, baladas, jogos de futebol, carnaval ou até mesmo teatro. Oferece um sistema de divulgação de eventos para os produtores .

Planti – São Paulo
Soluções inteligentes para o cultivo de hortaliças em casas e apartamentos. Combinam produtos inovadores à plataforma móbile.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.