quarta-feira, 25 de Março de 2015 12:39h

TED-alike: histórias e ideias que vão inspirar

Discutir temas atuais de forma objetiva e inovadora. Essa é a proposta do espaço TED-alike, que será realizado no III Encontro dos Municípios com Desenvolvimento Sustentável (EMDS)

O tema deste ano é "Soluções Sustentáveis para as Cidades do Futuro". Os fóruns TED-alike são conhecidos mundialmente por despertar em seus expectadores o interesse em se aprofundar nos temas apresentados.

Serão realizadas duas sessões simultâneas de TED-alike em duas salas do III EMDS, no dia 8 de abril, das 13h30 às 18h. Cada sessão terá seis palestras, sendo que as apresentações têm duração máxima de 18 minutos. As salas possuem capacidade para 200 pessoas. Os interessados poderão se inscrever pelo site do evento www.emds.fnp.org.br.

Entre os temas que estarão em pauta, está a importância do planejamento urbano na construção de cidades sustentáveis - palestra que será ministrada pelo secretário de Planejamento do Paraná, Silvio Barros. O ex-prefeito de Maringá (PR) e ex-dirigente da FNP contará sua experiência na administração do município que é considerado uma referência nacional em planejamento urbano, devido à parceria realizada entre o poder público e a sociedade civil organizada.

Barros adianta que os participantes podem esperar uma grande provocação sobre o tema. "Como serão as nossas cidades daqui a 20 anos? Quem tem a responsabilidade de fazer planejamento de longo prazo? Qual o risco de uma administração fazer um projeto de 20 anos, sendo que daqui a quatro anos você pode ser substituído por um adversário de oposição partidária?".

O secretário disse que também pretende dar orientações sobre como blindar um planejamento contra os processos de descontinuidade política. "O planejamento de longo prazo pode praticamente ser considerado sinônimo de sustentabilidade. Porque ser sustentável é isso. É você fazer algo que vai ter continuidade. A ideia é planejar coisas para que as próximas gerações tenham condições de vida iguais ou melhores do que as nossas", complementa.

Outros temas como segurança hídrica, empreendedorismo e participação popular também serão discutidos no espaço.

As sessões TED-alike têm a função de inspirar as pessoas a transformar os ambientes em que residem, trabalham e interagem. O conjunto de apresentações proporcionará aos presentes conhecer novos conceitos, práticas e histórias inspiradoras que poderão transformar vidas e espaços urbanos.

Segundo o coordenador do espaço TED-alike, Vinnicius Vieira, o diferencial do formato é que ele se torna mais interessante para os expectadores, por ser breve, objetivo e com temas urgentes e atuais.  "A proposta é que os apresentadores passem suas ideias por meio de histórias, experiências de vida e estudos de casos e que, ao final, a plateia sinta-se inspirada pela mensagem transmitida de forma não convencional", afirmou.

O que é TED-alike?

É um formato de conferências baseadas em relevância, objetividade e inovação. As palestras TED têm duração de 18 minutos e carregam o conceito de "ideias que merecem ser disseminadas".

O modelo foi desenvolvido em 1984 pela organização americana Technology, Entertainment, Design (Tecnologia, Entretenimento e Design) e, hoje, é amplamente utilizado em todo o mundo.

O formato inclui apresentações curtas e objetivas, em que os palestrantes têm profundo conhecimento sobre os temas escolhidos e o conteúdo é ministrado de forma bastante clara e, acima de tudo, com o objetivo de inspirar o público ouvinte.

III EMDS - Realizado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o EMDS já está consolidado como o maior evento de sustentabilidade urbana do país. O Encontro, que aborda assuntos de interesse comum entre os municípios brasileiros, nesta edição terá como eixo central o tema "Nova governança federativa e o papel das cidades no Brasil e no mundo". Crise Hídrica, Mobilidade Urbana, Saúde Pública, Educação e Desenvolvimento Econômico são outros tópicos a serem debatidos durante o III EMDS.

Eixos temáticos irão nortear a programação do III EMDS, composta por Salas Temáticas, Arenas de Diálogo e Fóruns Ted-alike. Experiências exitosas municipais também serão divulgadas durante o evento, por meio do Caminho das Cidades e da Praça de Boas Práticas. O networking e a interação entre os participantes acontecem no espaço chamado Ponto de Encontro.

As inscrições são gratuitas e estão disponíveis no site www.emds.fnp.org.br . Cerca de cinco mil pessoas devem participar do Encontro, sendo aproximadamente 500 prefeitos e prefeitas.

SERVIÇO

Data: 7 a 9 de abril de 2015

Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães - SDC Eixo Monumental - Lote 05, Brasília (DF)

Outras informações e inscrições: www.emds.fnp.org.br, nas redes sociais www.facebook.com/EMDS.FNP ou pelo telefone (61) 3044-9800.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.