quinta-feira, 22 de Janeiro de 2015 10:51h Atualizado em 22 de Janeiro de 2015 às 10:54h.

Volkswagen Saveiro registra recorde histórico de vendas em 2014

Foram 83.046 unidades da picape comercializadas no ano, um crescimento de 15%
Investimento na nova linha de armação na fábrica Anchieta elevou a capacidade de produção da picape em mais de 50%
Lançada no mercado em setembro do ano passado a Saveiro Cabine Dupla contribuiu para o sucesso do modelo

A Saveiro é a primeira picape compacta do Brasil a contar com garantia total de três anos

Totalmente renovada e ainda mais tecnológica, a Saveiro, picape compacta da Volkswagen, registrou em 2014 o melhor ano em vendas da sua história. Foram 83.046 unidades (RENAVAM) no período de janeiro a dezembro do ano passado, um crescimento de 15% sobre 2013. O lançamento de novas versões, como a Saveiro Cabine Dupla, possibilitou à Volkswagen atender à demanda de um consumidor que busca um veículo versátil para transporte de até cinco passageiros (exclusividade no segmento) e de carga.

“A Saveiro é um carro versátil, que vai do trabalho ao lazer. O modelo reflete os principais atributos da marca: inovação, qualidade e confiabilidade. Apostar na ampliação da oferta com novas versões foi um caminho acertado”, conclui o vice-presidente de Vendas e Marketing da Volkswagen do Brasil, Ralf Berckhan.

Fabricada em São Bernardo do Campo (SP), o modelo é oferecido em oito configurações, entre cabine simples, cabine estendida e cabine dupla, com motorização 1.6l MSI com potências de 104 cv e 120 cv (etanol).

Para a chegada das novas versões e ampliação da capacidade de produção da picape em 50%, a Volkswagen do Brasil realizou investimentos da ordem de R$ 300 milhões na nova linha da Armação da Saveiro, que conta hoje com um total de 168 desses robôs, aumento considerável de desempenho já que são 10% mais rápidos e 15% mais leves do que os da geração anterior. Também sistemas de solda que garantem eficiência de 99,9%, sistemas on-line de medição a laser o que configura uma das mais modernas, automatizadas e precisas do País.

Cabine Dupla

Em setembro do ano passado, estreou no mercado a Saveiro Cabine Dupla, mantendo o compromisso de oferecer, ao mesmo tempo, excelente espaço na cabine, com capacidade para acomodar cinco adultos, e ampla área útil da caçamba. Disponível em três versões (Trendline, Highline e Cross) e com duas opções de motores, a Saveiro Cabine Dupla trouxe uma série de inovações, estabelecendo um patamar superior em recursos de segurança na categoria.

A Saveiro Cabine Dupla marcou também a estreia da versão Highline, com visual e conteúdo diferenciados. Tendo a segurança um de seus principais destaques, a picape Volkswagen traz uma série de inovações em sua categoria. Entre elas: freio a disco nas quatro rodas e três apoios de cabeça no banco traseiro de série em todas as versões, controles eletrônicos de estabilidade (ESC) e de tração (ASR), freios ABS com função off-road, controle de partida em rampa (hill hold) e o melhor índice de reparabilidade da categoria, de acordo com o Cesvi Brasil.

Saveiro é a picape mais premiada de 2014

Além do prêmio concedido pelo júri da revista Autoesporte, a Saveiro conquistou outras importantes premiações da imprensa brasileira no ano passado. O modelo foi eleito “Melhor Picape” pela Abiauto (Associação Brasileira da Imprensa Automotiva), em um júri formado por 60 jornalistas especializados.

A Volkswagen Saveiro também foi eleita a “Picape do Ano” no prêmio Top Car TV 2014 (que reúne os principais programas de televisão e sites com conteúdo televisivo especializados em automóveis no Brasil).

No prêmio "Ten Best", promovido pela revista Car and Driver, a Saveiro Cabine Dupla foi eleita pela redação da publicação a "melhor picape".

História de sucesso

Lançada em julho de 1982, a Saveiro já acumula mais de 1 milhão de unidades produzidas, sendo que desse total, mais de 189 mil foram exportadas para mais de 60 países, principalmente da América do Sul.

A Saveiro foi o último modelo a integrar a família Gol. Desenvolvida com o objetivo de transportar cargas, tornou-se também um veículo diferenciado para o esporte e o lazer. O nome foi inspirado em uma embarcação que transporta passageiro e carga, fazendo jus à funcionalidade do carro.

Em seu lançamento, a Saveiro era equipada com motor refrigerado a ar de quatro cilindros contrapostos horizontais, com 1.600 cm³, e câmbio de quatro marchas. Em 1985, ganhou o primeiro motor com arrefecimento líquido, também com 1.600 cm³, com quatro cilindros em linha, com câmbio manual de cinco marchas.

Em 1987 passou a ter três novos modelos: C, CL e GL e em 1991 ganhou a janela traseira deslizante. Entre 1989 e 1991, a Saveiro teve uma versão movida a diesel que foi bem acolhida, porém deixou de ser fabricada por causa da mudança da legislação, que restringiu o uso do diesel.

Em 1997, recebeu a injeção de combustível eletrônica multiponto, melhorando o consumo e reduzindo as emissões de poluentes. Em 1999, chegaram os airbags, importante item de segurança, e a disponibilidade de ar-condicionado para todas as versões.

A 4ª geração chegou em 2006. Totalmente renovada, baseada no Novo Gol, a quinta geração da Saveiro chegou em 2009, com o motor EA111 1.6 VHT montado transversalmente e a transmissão MQ200. Nessa nova geração o modelo passou a oferecer também carroceria com cabine estendida.

Em 2013, a Saveiro ganhou novo visual na linha 2014, com diversas modificações, alinhando o modelo com os demais integrantes da família Gol e com a linguagem global de design da marca Volkswagen. Ao mesmo tempo, a Nova Saveiro recebeu mais itens de série e inovações tecnológicas exclusivas em seu segmento de mercado.

No ano passado, a Volkswagen Saveiro chegou à linha 2015 assumindo o posto de picape compacta com mais recursos de segurança no mercado nacional. O modelo passou a contar, de série, em todas as suas configurações com um novo sistema de freio, com discos nas quatro rodas. Já a Saveiro Cross, além de receber o novo motor 1.6l MSI de até 120 cv, recebeu – também como item de série – controle eletrônico de estabilidade (ESC), sistema de freios ABS com função off-road, sistema de assistência à frenagem (BAS), controle de tração (ASR) e assistente para partida em subida (HSA) – itens inéditos na categoria. Assim como os demais modelos 2015, a Saveiro passou a utilizar a nomenclatura global de comerciais leves da Volkswagen: Startline, Trendline e Cross.

A Volkswagen Saveiro é a primeira picape compacta do Brasil a contar com garantia total de três anos. Com o utilitário, toda a linha de veículos da Volkswagen passa a  contar com garantia total de 36 meses. Esse benefício traz ainda mais segurança e conforto para os clientes da marca Volkswagen.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.