quinta-feira, 14 de Janeiro de 2016 13:04h Atualizado em 14 de Janeiro de 2016 às 13:06h.

1ª Região da PMMG tem novo comandante

A partir desta quinta-feira (14.01), a 1ª Região da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), responsável pelo policiamento de Belo Horizonte

A partir desta quinta-feira (14.01), a 1ª Região da  Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), responsável  pelo policiamento de Belo Horizonte, será comandada pelo coronel  Winston Coelho Costa que, até então, exercia a função de diretor de apoio operacional da instituição.  O comandante assume o lugar do coronel Cícero Leonardo da Cunha, que estará à frente da Diretoria de Recursos Humanos (DRH), da PMMG. A solenidade de passagem de comandado foi realizada no pátio do 1º Batalhão, localizado no bairro Santa Efigênia, na capital, e foi presidida pelo comandante-geral da Polícia Militar, coronel Marco Antônio Badaró Bianchini. Militares, familiares e autoridades participaram do evento. 

A mudança de comando é parte da dinâmica da Polícia Militar e tem como objetivo promover a mobilidade interna de seus oficiais, permitindo que eles tenham contato com diferentes realidades. De acordo com o comandante geral da PMMG, a renovação é importante. “Estamos tirando um comandante experiente, inclusive na área jurídica, e aproveitando essa experiência na DRH. Por outro lado, estamos trazendo para a 1ª Região, um oficial que foi da 3ª Seção do Estado Maior e que conta com uma vasta experiência operacional, possibilitando proporcionar à comunidade de Belo Horizonte uma segurança cada vez maior e com mais qualidade”, disse coronel Bianchini.

 



Mudança

Aos 46 anos e quase 30 anos de dedicação ao serviço militar, o coronel Winston Coelho Costa disse assumir com orgulho a 1ª RPM e que terá como desafio implementar melhorias nas estratégias operacionais  para redução dos índices criminais e reforçar o policiamento mais próximo do cidadão de bem. 

Segundo o novo comandante, as principais práticas de policiamento e de combate ao crime serão revigoradas e a avaliação da qualidade do trabalho dos 4.900 policiais que compõem a 1ª Região será constante. Haverá, por exemplo, mais policiamento a pé e emprego de mais viaturas nos locais em que a incidência criminal for maior.  “Confio na competência e no empenho dos meus comandados. Conheço a linha fina que existe entre o acerto e o erro no trabalho deles, sendo importante atestar que o serviço profissional que eles prestam deterá todo o meu apoio”, destacou.
Ao passar o comando da 1ª Região da Polícia Militar de Minas Gerais, o coronel Cícero agradeceu o apoio de todos os militares da Região e a parceria dos mais diversos setores da sociedade belorizontina na realização do policiamento comunitário. “Fica uma saudade e o sentimento de dever cumprido”. 

 



Currículo
Coronel Winston Coelho da Costa é natural de Belo Horizonte. É casado e pai de três filhas. Ingressou na Polícia Militar de Minas Gerais em fevereiro de 1988. Formou-se no Curso de Formação de Oficiais (CFO) e foi declarado aspirante em outubro de 1990, sendo designado para o 5º Batalhão, na capital.

Posteriormente, serviu no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças; na Diretoria de Recursos Humanos; na Academia de Polícia Militar (APM); na 9ª Região e no 17º Batalhão, em Uberlândia; na 3ª Secção do Estado Maior e, por último, na Diretoria de Apoio Operacional (DAOP).

Possui cursos de formação de oficiais e de especialização e gestão em segurança e pública. É graduado em Educação Física e bacharelando do curso de Direito pela Faculdade Politécnica de Uberlândia.

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.