quarta-feira, 18 de Maio de 2016 13:08h Atualizado em 18 de Maio de 2016 às 13:10h. Acasp

142° Cia da Polícia apresenta trabalho para a Acasp

As reuniões da Associação Comunitária para Assuntos de Segurança Pública são acompanhadas, constantemente, pelos comandantes de cada companhia da Polícia Militar, em Divinópolis

Com o objetivo de atender a demanda da comunidade, as reivindicações repassadas durante os encontros de quartas-feiras, são direcionadas para o responsável por cada companhia. Atualmente, a Polícia Militar atua de forma específica e direcionada para atender a região. Dinamizar o trabalho, desempenhar um policiamento efetivo e reduzir o tempo de resposta e atendimento são alguns dos objetivos da setorização criada pela Polícia Militar.

A frente da 142° Cia da Polícia Militar está o Capitão Eisenhower Guerck Austríaco. Ele é responsável por comandar uma equipe que atua em 75 bairros, que ficam após as margens do Rio Itapecerica, compreendendo, portanto, os Bairros Interlagos, Dona Rosa, Nossa Senhora das Graças. Essa região tem uma população de aproximadamente 100 mil habitantes. A área de atuação da Cia se estende no policiamento da zona rural e auxilia no atendimento a Carmo do Cajuru e São Gonçalo do Pará.

 

 

 

O combate ao crime é desempenhado com o trabalho preventivo e a implantação do projeto da Rede de Vizinhos Protegidos e da Patrulha Rural. De acordo com o capitão Eisenhower, a região é uma área vasta, com diversos bairros que não possuem infraestrutura e é caracterizada também com uma população, em sua grande maioria, de baixa renda.  Com a sua peculiaridade, é possível observar quais são os principais crimes ocorridos no local. No caso da região atendida pela 142° Cia, os militares tem o desafio de coibir oficinas e galpões clandestinos que funcionam como desmanche de veículos.

Por serem bairros residenciais e mais afastados da região central o contato com a comunidade é de extrema importância. Um levantamento estatístico é acompanhado mensalmente, contendo os dados da criminalidade em um mapa, onde é possível detectar qual localidade tem registrado mais ocorrências. No mês de abril de 2016, 99 roubos foram confirmados na região, duas pessoas foram assassinadas, quatro armas de fogo foram apreendidas. De posse dessas informações o efetivo consegue atuar de forma sistemática para combater o crime.
Na próxima semana conheceremos como é a atuação da 53° Cia da Polícia Militar de Divinópolis que é comandada pelo Capitão Marco Paulo de Oliveira Gontijo.

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.