quinta-feira, 19 de Dezembro de 2013 05:43h Atualizado em 19 de Dezembro de 2013 às 05:49h. Luciano Eurides com colaboração Luiz Felipe Enes

Acasp realiza balanço das ações desenvolvidas em 2013

Integrantes da associação debateram as atividades feitas e discutiram sobre iniciativas para o ano seguinte

Realizada na manhã de quarta-feira (18), na sede da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), a última reunião da Associação Comunitária Para Assuntos de Segurança Pública (Acasp) divulgou o balanço das atividades e, também houve homenagens aos que acompanharam os trabalhos desenvolvidos em 2013.
O Corpo de Bombeiros classificou que a proximidade com a comunidade e as demais forças de segurança são essenciais para diminuir as dificuldades impostas pela falta de recursos humanos. “Hoje precisamos recompor a parte de efetivo, chegamos a ter todos os bombeiros nas ruas e ainda ter viaturas no quartel”, explica o capitão Joselito que representou Major Morais, comandante do 10º Batalhão de Bombeiros Militares.
Quem também avaliou os trabalhos desempenhados pela Acasp foi o prefeito Vladimir Azevedo. Ele agradeceu a parceria e parabenizou a instituição pelas ações durante o ano de 2013. “É uma entidade muito rica, que discute os problemas de Divinópolis, mas soma em encontrar soluções, principalmente no foco da segurança, e a Prefeitura está sempre junto, sendo parceria de todas as corporações. É um espaço em que sempre compartilhamos as boas notícias, informando sobre o andamento de projetos e investimentos, como fizemos na área de trânsito e transporte, o projeto Olho Vivo e outras conquistas. Fizemos um bom balanço e os desafios seguem para fazer uma Divinópolis cada vez melhor e mais segura”, declara Azevedo.
Pelo 23º Batalhão da Polícia Militar, o Tenente-Coronel Marcelo Carlos Silva, destacou as realizações dos dez meses a frente do comando. “O Projeto Olho Vivo vem com a celebração de um convênio com a prefeitura para a rede elétrica na antena de comunicação o que nos dará segurança e amplitude na comunicação. O Proerd com 1500 alunos formados em 36 escolas e mais que dobramos a capacidade de trabalho na prevenção ao uso de drogas. Projeto Arte e Vida, realizado pela Banda de Música do 23º Batalhão, com aulas de percussão, flauta, sendo 85 crianças atendidas. Houve a expansão da Rede de Vizinhos Protegidas com 5281 residências atendidas. Também temos duas comunidades rurais protegidas. São mais duas viaturas para Patrulha Rural de Divinópolis e outra para a cidade de Cláudio”, revela.
De acordo com a Polícia Militar, houve uma redução em 20% no número de homicídios e para isso observou o crescimento da apreensão de armas de fogo, prisão de autores e cumprimento de mandados de busca e apreensão. Dentro da política de repressão a crimes no trânsito foi atendida a demanda em cumprir a Lei Seca com blitz em todos os finais de semana. A Polícia Militar também adiantou que no próximo ano haverá capacitação de policiais para atuar dentro do projeto de combate ao comércio de crack na cidade.

EM 2014
A Acasp está em funcionamento desde 1999. A parceria entre a comunidade e órgãos de segurança pública analisa os problemas existentes na cidade e os trata de forma direta, por meio de reuniões. Segundo o presidente da associação, José Vitor Batista de Freitas, as reuniões produzidas pela Acasp interagem com a comunidade como um todo. “Na reunião desta quarta-feira, mostramos à comunidade aquilo que estamos fazendo e também todas as realizações deste ano e no próximo ano, seguimos novamente com as reuniões”, comenta. A Próxima reunião da Acasp será realizada na quarta-feira, dia 22 de janeiro, às 7h30, na Rua Minas Gerais, número 900, no centro de Divinópolis.
Já para o próximo ano, a PM informa que a presença de policiais, mais próximos da população será constante. “Para o ano que vem temos a expectativa da posse de 17 servidores civis, concursados pelo Estado e assim poderemos liberar policiais para as ruas da cidade, da mesma forma que a formação de 39 sargentos proporcionou. E ainda recebemos três aspirantes a oficiais que há uma semana já estão contribuindo para o Batalhão”, finaliza Marcelo.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.