sábado, 30 de Abril de 2011 12:10h Marciel Muniz

Alunos do CTSP reforçam a Polícia Militar de Divinópolis e região

Nos dias 28 e 29 da última semana ocorreram na cidade as solenidades de formatura dos alunos do Curso Técnico de Segurança Pública do 23° Batalhão.

 

Nos dias 28 e 29 da última semana ocorreram na cidade as solenidades de formatura dos alunos do Curso Técnico de Segurança Pública do 23° Batalhão. (CTSP-2010/2011). Durante a solenidade oficial, ocorrida na sexta-feira 29, os soldados desfilaram pela Praça do Santuário e cantaram o hino da PM. As cerimônias da formatura foram divididas em quatro etapas sendo culto ecumênico, solenidade cívica militar, missa de ação de graças e baile de gala.


Ao todo serão 138 formandos em Divinópolis e 118 em Bom Despacho, somando um total de 256 novos militares que foram promovidos a soldados de 1ª classe. Após nove meses de estudos, os policiais concluíram o Curso Superior de Técnico de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública. O curso é dividido em dois módulos: o básico e o especializado.


Os alunos tiveram em sua grade curricular matérias como Doutrina de Polícia Comunitária, Tiro Defensivo de Preservação da Vida, Direitos Humanos, Direito Constitucional e Técnica Policial entre outras disciplinas. Além da complementação do ensino teórico em estágio probatório. Inicialmente, as atividades foram focadas na modalidade de policiamento ostensivo a pé, em áreas residenciais e comerciais, até chegar ao policiamento em grandes eventos, como competições esportivas. Desta forma, o estágio permitiu aos soldados colocarem em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula.


Os formandos estarão preparados para exercerem atividades de policiamento ostensivo em diversos municípios como Pará de Minas, Nova Serrana, Bambuí, Itaúna entre outros. Todos de responsabilidade da 7ª Região da Polícia Militar.


Segundo informações do Tenente Coronel da 7ª região de PM de Minas Gerais Eduardo Campos de Paulo cerca de 50 militares reforçarão o município. A maioria dos soldados complementará o policiamento na região, porém alguns soldados serão enviados para o Sul de Minas “Esse vai ser um reforço de grande importância para nossa região, posto que cada policial militar que se desloca para uma comunidade, uma sociedade, vai fazer segurança pública e faz a diferença ” destaca o comandante.


Na solenidade além dos Comandantes do 23º Batalhão e da 7ª região de Polícia Militar, participaram ainda representantes da Prefeitura, Câmara Municipal, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, Settrans, oficiais e praças do 23º BPM.


Dentre os militares, o soldado Flávio Valadares Moreira foi quem mais se destacou frente às atividades desempenhadas no decorrer do curso, sendo condecorado como o n°1 dentre os novos militares. O soldado de 1ª classe em 10 pontos distribuídos alcançou a marca de 9.59 pontos. “A expectativa para essa nova empreitada são as melhores possíveis, nós soldados recém formados iremos aplicar tudo o que foi aprendido nesses 9 meses de curso.Colocando sempre em vista a busca pela segurança pública e a paz social ”comenta Flavio.

 


Trânsito


O trânsito de veículos na avenida 21 Abril ficou interditado no trecho compreendido entre as ruas Rio de Janeiro e São Paulo durante os períodos de ensaio e solenidades. Para evitar transtornos, a Secretaria de Trânsito e Transportes (Settrans) orientou os condutores de veículos na utilização de outras vias como alternativa de deslocamento.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.